Cláudio Humberto
Coluna CH/28 de agosto

Temer articula encontro de Bolsonaro com Moraes

acessibilidade:
Moraes chegou ao STF por ser auxiliar de confiança e amigo do ex-presidente Michel Temer, além do seu notório saber jurídico. Foto: Valdenio Vieira/PR

Mestre do entendimento e avesso a confrontos, o ex-presidente Michel Temer assumiu uma missão impossível para diversos personagens que tentaram sem sucesso promover a pacificação entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal (STF). Temer conversou com Alexandre de Moraes, seu ex-ministro da Justiça, segundo revelou o jornalista Eduardo Oinegue, âncora da Band, e obteve resposta positiva para eventual conversa pessoal entre as duas autoridades.

Otimismo de volta

O Palácio do Planalto ainda não se manifestou sobre o encontro proposto, mas ministros do governo estão muito otimistas.

Troca de celulares

Michel Temer fez mais: para objetivar a iniciativa, obteve autorização de ambos para informar os celulares privados um ao outro.

Boa vontade

Moraes adotou também decisões recentes de boa vontade, como afastar o delegado que investigava suposta “interferência” de Bolsonaro na PF.

Santo milagreiro

Esperava-se dos presidentes da Câmara e Senado iniciativas como a de Temer, que em um dia em Brasília começou a operar um “milagre”.

Banhistas na praia do Leblon, na Zona Sul do Rio, durante recesso para conter pandemia de covid-19. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Covid: Brasil tem menor média de mortes do ano

O Brasil chegou na sexta (27) à menor média diária de mortes por covid do ano, 688, segundo o painel do Conselho dos Secretários de Saúde (Conass). A queda é reflexo direto da vacinação acelerada praticada no País, que tem sido fundamental no controle da propagação da covid-19. A vacinação também é instrumento importante contra variante delta, que permanece sob controle, permitindo que a média de casos siga em baixa.

Quanto tempo perdido

Segundo o Conass, a média de casos caiu para 25.115, a menor desde novembro, quando o resultado da campanha eleitoral começou a surgir.

Super trunfo

O maior trunfo brasileiro, seja nos casos ou, especialmente, nas mortes, é ter quase dois terços da população vacinada e 60 milhões imunizados.

Agosto é recorde

Ainda restam quatro dias para o fim e o mês de agosto contabiliza mais de 45 milhões de doses aplicadas. A expectativa é superar 50 milhões.

Poder sem Pudor

A rapadura de Jânio

Transcorria o dia 16 de junho de 1961 quando o presidente Jânio Quadros recebeu o prefeito de Sobral (CE), Padre Palhano, que levou a ele dois presentes típicos: uma garrafa de cachaça e um pedaço de rapadura. Após a audiência, seu secretário particular, José Aparecido, insinuou que adoraria ficar com os presentes. Jânio fez mais um de seus trocadilhos: “Tome a cachaça, José. A rapadura, porém, eu não entrego.” Só a entregaria 70 dias depois, ao renunciar à presidência da República.

Não é o que parece

As fofocas sobre os atos de Sete de Setembro não decorrem de “risco de violência”, mas do risco que virar uma grande demonstração de força de Jair Bolsonaro. Ao contrário de outras, as manifestações da turma que veste verde e amarelo nunca foram caracterizadas pela violência.

Deve subir

Há expectativa de crescimento do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nas próximas pesquisas para presidente, em 2022. É o único “do lado azul” da 3ª via, explica Murilo Hidalgo, do Paraná Pesquisa.

Defesa de quem?

Projeto que definia que portões eletrônicos (até importados), fossem obrigados a ter sistema antiesmagamento, para proteger consumidores, foi rejeitado na Câmara pela Comissão de... Defesa do Consumidor.

Sob tutela

A independência do Banco Central, que parece ter sido aprovada ontem, resume o panorama no Brasil. O projeto de lei é aprovado no Legislativo e sancionado pelo Executivo, mas só vale se o Judiciário deixar.

Frase do dia

Nada vai acontecer no Sete de Setembro

Deputado Arthur Lira, presidente da Câmara, empenhado em desmentir mais uma fofoca

Outros motivos

Alguns grupos evangélicos do Legislativo não consideram “ideal” a indicação do respeitado ex-ministro da Justiça André Mendonça para o Supremo. Nomeado, entre outros motivos, por sua crença religiosa.

Punição sem sentença

Apesar de não haver conclusão do inquérito administrativo sobre as fake news, inclusive sobre as urnas, o ministro Luís Salomão (TSE) atendeu a pedido de uma delegada e puniu investigados, ainda não condenados, com suspensão de pagamentos a canais e indivíduos bolsonaristas.

O sonho ainda existe

Completa 58 anos neste sábado (28) o discurso “Eu Tenho um Sonho”, de Martin Luther King Jr., que pedia igualdade entre cores e raças. Muito diferente de ativistas modernos, que pregam racismo e segregação.

Copiem o Brasil

Enquanto o Brasil colhe os frutos da vacinação com queda nos casos e mortes, os EUA são assolados pela variante delta e a ignorância de seu povo, que parou de se vacinar e têm 150 mil casos e mil mortes por dia.

Pensando bem...

...ainda bem que não existe agência reguladora do oxigênio no Brasil, onde há agência de energia e falta luz, agência hídrica e falta água.

Reportar Erro