Paulo Jacinto

Baile da Chita agora é patrimônio cultural imaterial de Alagoas

Lei do deputado Inácio Loiola (PSB) foi sancionada nesta quarta

acessibilidade:

O governador Renan Filho (PMDB) sancionou a lei, publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (19), que torna o Baile da Chita, da cidade de Paulo Jacinto, Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Imaterial do Estado. O projeto, aprovado por unanimidade, é de autoria do deputado Inácio Loiola (PSB).

“O tradicional e famoso Baile da Chita faz parte da história, do patrimônio e do orgulho do povo paulo-jacintense, consequentemente, da população alagoana”, observa o dputado Inácio Loiola, autor da lei. “Então, nada mais justo que transformar o Baile da Chita em Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Alagoas, com o reconhecimento e a aprovação do plenário da Casa de Tavares Bastos”.

O Baile da Chita foi criado em 1951 com o objetivo de angariar fundos para a emancipação política da então Vila de Paulo Jacinto. O nome “Baile da Chita” se deve ao fato do evento ser realizada logo após os festejos juninos, no mês de julho, quando a cidade ainda está enfeitada com adornos que tem como base um volume considerável de tecidos com estampas de várias formas e motivações florais, com predominância sobre o mais brasileiro dos tecidos, que é a chita.

Conheça as origens e a história do tradicional Baile da Chita, de Paulo Jacinto. Clique aqui.

 

Leia mais sobre Alagoas clicando aqui.

 

 

Reportar Erro