tríplice fronteira

Anvisa inicia fiscalização de passaporte da vacina nas fronteiras

Barreiras de fiscalização serão instaladas nas divisas entre o Brasil, Argentina e Paraguai

acessibilidade:
Ponte Internacional da Amizade (BR-277),Aduana de Foz do Iguaçu, Fronteira Brasil e Paraguai Foto: DNIT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com a Polícia Federal, iniciou nesta quarta-feira (15) operação para fiscalizar as fronteiras terrestres do Brasil com a Argentina e o Paraguai. O objetivo é verificar se as pessoas que ingressam no país possuem o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Barreiras de controle de fluxo serão instaladas nos dois acessos entre os três países: na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu à Ciudad del Este, no Paraguai; e na Ponte Tancredo Neves, Ponte Internacional da Fraternidade, ligando Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú, na Argentina.

Em nota, a Anvisa afirmou que o esquema vacinal do viajante deverá estar completo, isto é, com as duas doses ou dose única dos imunizantes registrados pela entidade, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou pela autoridade sanitária do país no qual o viajante foi vacinado.

“Conforme decisão cautelar do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso, viajantes brasileiros ou estrangeiros que residem no Brasil e que deixem o território nacional a partir desta quarta-feira, 15 de dezembro, deverão apresentar a comprovação de que estão completamente imunizados para regressar ao território nacional”, diz a nota.

Pessoas que residem em território fronteiriço, nas conhecidas “cidades gêmeas”, estão dispensados da apresentação e podem transitar livremente desde que possuam comprovante de endereço.

 

Reportar Erro