Prefeitura

Campeão de votos em 2022, Amon é favorito em Manaus

Jovem parlamentar tem mais intenções de voto e baixa rejeição

acessibilidade:
Deputado federal Amon Mandel (Cidadania-AM).

Com um patrimônio de 4 em cada 5 votos para deputado federal na cidade, Amon Mandel (Cidadania-AM), de apenas 20 anos, desponta como um dos favoritos para a disputa de prefeito de Manaus, no próximo ano.

O favoritismo de Amon Mandel é verificado em pesquisas de intenção de votos como a realizada pelo instituto Iveritas, divulgada esta semana, em que seu nome supera David Almeida (Avante), atual prefeito de cidade e candidato à reeleição.

De acordo com a pesquisa, Amon lidera a partir das referências espontâneas, quando o entrevistador simplesmente pergunta se o eleitor já tem candidato a prefeito e solicita que decline seu nome. Nesse quesito, ele é apontado por 17% dos entrevistados, bem à frente de Almeida, com 11%.

Na pesquisa estimulada, quando o leitor recebe um cartão com os nomes dos prováveis candidatos, dispostos em um círculo, em formato de pizza, Amon Mandel também lidera com 34,4% das intenções de voto, enquanto o prefeito soma 24,6%.

O favoritismo é muito facilitado pelo fato de Amon ter a menor rejeição entre todos os candidatos, registrando 6,9%. O campeão de rejeição é o pré-candidato José Ricardo (PT), com 21,8%, seguido por Coronel Menezes (PL), com 16,2%, e Ricardo Nicolau (Solidariedade), que soma 13,8%. O total de 11,5% dos munícipes garantem que jamais votarão no prefeito David Almeida.

Veja o quadro-resumo da pesquisa estimulada para prefeito de Manaus:

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.