Corrupção

‘Major da Mala’ vai chefiar PM no 2º turno, no interior de Alagoas

PF o flagrou fugindo com mala de dinheiro na véspera do 1º turno

acessibilidade:
PM foge com mala de dinheiro de deputado, ao ser abordado pela PF em Maceió - Foto: reprodução de câmeras de segurança.

O major Sydirlan Hibson Pereira da Silva, que ficou conhecido como “Major da Mala”, foi designado para comandar no dia da votação de 2º turno, domingo (30), o destacamento da Polícia Militar de Alagoas na região do importante município de Mata Grande, no sertão alagoano, apesar de haver protagonizado uma das cenas mais bizarras na história dos escândalos de corrupção.

Sydirlan, o “Major da Mala”, foi flagrado e gravado em vídeo pela Polícia Federal na noite de sábado, 1º de outubro, véspera do primeiro turno, fugindo a pé do Hotel Ritz, em Maceió, arrastando uma mala de dinheiro. Ele se evadiu ao perceber a chegada de agentes federais que averiguavam uma denúncia.

Quando entraram em um dos apartamentos do hotel, os agentes da PF flagraram o deputado estadual Marcelo Victor (;DB), presidente da Assembleia Legislativa Estadual e braço direito do governador Paulo Dantas, na posse de R$145 mil em dinheiro vivo e lista de eleitores aos quais seria destinado.

Marcelo Victor estava na companhia de assessores, incluindo o major, que pegou ma das malas de dinheiro e saiu correndo. Interceptado por um agente da Polícia Federal, ele se recusou a parar e a se entregar e ainda apontou uma arma para o policial.

Impunidade

O “Major da Mala” ainda está na ativa, mas foi cedido ao gabinete de Marcelo Victor, na Assembleia, onde atua como um misto de chefe da segurança e ajudante de ordens. Ainda assim, foi designado pelo comando da PM para chefiar a operação policial na eleição do segundo turno, disputada pelo governador Paulo Dantas, que estava afastado por corrupção e retornou ao cargo, contra o senador Rodrigo Cunha (União Brasil).

De acordo com parlamentares de oposição, apesar de haver protagonizado a cena de figa com uma mala que os policiais federais acreditam ter muito dinheiro, o major Sydirlei Hibson não enfrenta qualquer procedimento investigativo por parte da PM de Alagoas.

As imagens da fuga do Major da Mala foram reveladas em primeira mão pelo Diário do Poder. Nessas imagens, ele é abordado pelo policial federal que o filma não consegue convencê-lo a entregar uma grande mala que ele arrasta, fugindo do hotel Ritz, na Orla Marítima de Cruz das Almas.

Na mesma operação, foram apreendidos com Marcelo Victor, documentos, planilhas de supostos pagamentos e lista com militares ligados ao deputado candidato à reeleição, além do dinheiro vivo.

O vídeo mostra que o oficial da PM de Alagoas ignora as ordens do policial federal para entregar a mala. E ainda recebe o alerta de que ele vai se complicar e não conseguirá fugir com a mala. Mas não aparece na filmagem o momento final da fuga, quando o policial militar teria sacado e apontado uma arma para o integrante da PF. Ele teria sido resgatado por um carro, que ajudou na fuga.

A ousadia causou revolta na PF, que garante proteção especial ao policial federal rendido pela ameaça armada. No dia da operação, Marcelo Victor reagiu com um vídeo nas redes sociais em que atribuía a notícia da abordagem da PF, àquela ocasião tratada como prisão, a uma “fake news” de adversários.

Reportar Erro