Prefeito JHC exalta apoio de Michael Bloomberg a projetos em Maceió
Bilionário ex-prefeito de Nova York recebe gestor da capital alagoana e confirma cooperação internacional
Recebido nos Estados Unidos pelo bilionário Michael Bloomberg, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o “JHC” (PL), celebrou a cooperação internacional firmada com o programa Bloomberg Philantropies City Data Alliance, em favor de projetos de inovação para melhorar a qualidade de vida na capital alagoana.
Magnata que fundou o conglomerado de tecnologia, pesquisa e finanças, o ex-prefeito de Nova York recebeu JHC em Baltimore, para o anúncio oficial da parceria. O evento reúne 20 gestores das Américas, reconhecidos por atuarem com sofisticação, ambição e avanço, no uso de dados para gerar melhores resultados para o povo.
“É um momento muito positivo, em que podemos pensar de forma mais ousada e criativa para resolver os velhos problemas de Maceió. Uma cidade historicamente marcada por desigualdades, que estão sendo enfrentadas com investimentos cada vez maiores em áreas como saúde, mobilidade e infraestrutura, especialmente nas periferias”, destacou JHC.
Ao todo, foram quatro cidades brasileiras selecionadas: Maceió, Recife, Niterói e Mogi das Cruzes.
“Os prefeitos que aqui estão foram selecionados por sua liderança e modelos inovadores para responder aos desafios”, resumiu Bloomberg em comunicado enviado à imprensa internacional.
Aprimorando ações inovadoras
A Prefeitura de Maceió ressalta que dois programas sociais inovadores voltados à população mais pobre da capital alagoana foram debatidos no encontro com Bloomberg: o Brota na Grota e o Saúde da Gente. A expectativa é de aprimoramento de tais ações já se tornaram modelos de atenção básica e inclusão social no Brasil, servindo como fontes de dados e pesquisas, para ampliar a oferta de serviços à população.
Uma das maiores instituições de ensino e ciência do mundo, a Universidade Johns Hopkins, também participam do evento com seus pesquisadores, além da Bloomberg e de observadores de todo o continente.
A parceria com o grupo de Bloomberg tem como propósito ajudar os líderes locais a expandir perspectivas no consumo e uso de dados para analisar progressos e desafios; mobilizar dados para destacar métricas de equidade e desempenho em processos fundamentais da cidade, como recursos humanos, compras públicas e orçamento.
Outros objetivos do programa que prevê um ano de parceria com o prefeito da capital de Alagoas serão engajar os maceioenses, por meio dos dados que refletem a qualidade de vida em Maceió; bem como entregar serviços de alto impacto.
Reconhecimento
Em março, JHC recebeu diretoras executivas do grupo de Michael Bloomberg, para firmar parceria da Prefeitura de Maceió, como pioneira no Brasil, no programa internacional de certificação What Works Cities (WWC). A ação certifica governos locais pelo desempenho e análise eficiente no uso da gestão de dados para tomada de decisões, criação de políticas públicas e engajamento dos cidadãos.
“O What Works Cities é um programa internacional de certificação voltado para cidades que adotam a gestão baseada em dados. Com base em 43 critérios, as cidades são avaliadas e certificadas de acordo com os objetivos atingidos. Maceió receberá uma mentoria para obter a certificação em função do reconhecimento do trabalho que a cidade tem realizado nessa área, sendo inclusive a única cidade brasileira a receber esse treinamento exclusivo”, detalha o secretário Antonio Carvalho, sobre o WWC.
O Saúde da Gente também obteve outro reconhecimento recentemente, ao levar Maceió à final do prêmio Latam Smart City Awards 2023, considerado o mais importante da América Latina para reconhecimento de iniciativas de cidades inteligentes.