Maceió é única do Brasil em parceria internacional que certifica inovação com dados
Programa da Bloomberg certifica governos que usam dados para fundamentar políticas públicas e engajar cidadãos
A Prefeitura de Maceió foi escolhida como pioneira no Brasil no programa internacional de certificação What Works Cities (WWC) que certifica governos locais pelo desempenho e análise eficiente no uso da gestão de dados para tomada de decisões, criação de políticas públicas e engajamento dos cidadãos. O prefeito João Henrique Caldas, “JHC” (PL), recebeu ontem (8) a visita das respectivas diretoras executiva e adjunta do WWC, da Bloomberg, Rochelle Haynes e Emilly Ferris, com o mentor para as cidades brasileiras, João Reis.
A mentoria do programa internacional deve promover a análise prática de dados e sua comprovação em escala, para solucionar desafios no município e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. E o prefeito comemora o avanço da administração que conduz na capital de Alagoas.
“A oportunidade de Maceió ser a única cidade brasileira a participar desse treinamento com a Bloomberg demonstra que a capital alagoana está à frente das outras cidades quando o requisito é uma gestão profissional baseada em dados e que se pauta em referências”, destacou JHC.
Melhor entre dez melhores
A equipe do programa What Works Cities explicou ao prefeito que Maceió foi selecionada entre dez cidades brasileiras que usam a governança orientada por dados para avançar em suas políticas públicas municipais.
“Das dez cidades do Brasil, Maceió foi a única escolhida para esse estágio do programa, onde eles acreditam que a capital é boa o bastante para conseguir o certificado e que tem o compromisso com a cultura tecnológica, liderança e que veem muitas demonstração disso aqui”, explicou o mentor da WWC, João Reis.
Rochelle Haynes elogiou a busca da Prefeitura de Maceió por liderança em inovação, ao celebrar a parceria com a WWC. “Estou feliz em ouvir sobre a utilização de dados para tomar essas decisões e também sobre a forma como estão engajando os cidadãos a pensarem sobre a inclusão social e a mobilidade econômica. Assim, acredito que quando pensar nessa parceria de Maceió com o WWC, estamos pensando sobre o futuro dos residentes de Maceió”, enfatizou da diretora executiva do programa.
Foco na inovação
O WWC inicia em Maceió com um plano de ações conjuntas com a equipe de certificação do programa e a Prefeitura. Esta primeira etapa busca identificar onde é possível avançar com as prioridades do município. Para isso, encontros mensais serão realizados para promover o registro documentado das melhorias nas práticas de gestão de dados e uso de evidências.
O secretário municipal do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, destacou ações inovadoras da Prefeitura de Maceió na área de inovação: o Laboratório de Inovação “BoraLab”, o Plano Maceió 4.0, a Favela 3D e a construção de um Centro de Inovação e Monitoramento no bairro do Jaraguá.
Carvalho ressaltou a oportunidade que teve de mostrar à WWC, enquanto órgão de dimensão internacional, todas as oportunidades nos campos de tecnologia, inovação e cidades inteligentes em Maceió. “Claro que também é um reconhecimento que a gestão tem feito nesses dois anos, quando a capital é visitada pela diretora de um órgão internacional em viagem ao Brasil”, concluiu.