MOBILIDADE SOB TRILHOS

VLT de Maceió já opera novo trecho, com promessa de ampliação

Senador conta com R$ 60 milhões para nova fase até Mangabeiras

acessibilidade:

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Maceió começou a operar nesta segunda-feira (6) no novo percurso de 2,3 km, do Centro até a nova estação do bairro histórico de Jaraguá. O novo trecho foi inaugurado em fase de testes, no dia 20 de outubro e está totalmente disponível os passageiros com tarifa de 50 centavos. E a nova meta de ampliar o transporte até o bairro de Mangabeiras já conta com a promessa do governo de Michel Temer para desbloquear os R$ 60 milhões necessários à obra.

Segundo o senador Benedito de Lira (PP-AL) a nova fase de ampliação já teria superado entraves como a preocupação eventuais desapropriações e o projeto necessário para o início da obra deve ficar pronto até o dia 15 de novembro. E o senador do PP confia que o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, viabilize a retirada dos recursos necessários para financiar a obra, do montante contingenciado por força da crise.

Biu de Lira confia em promessa do ministro Dyogo (Divulgação)

“Estive na semana passada com o ministro Dyogo e ele ficou de ver, provavelmente nesta semana, o desbloqueio. Mas é fato consumado. Eu não conversei mais com ele, mas confio muito nele. Quando ele diz que vai fazer uma coisa, faz”, disse o confiante senador Biu.

O transporte moderno e mais barato já funciona na região metropolitana de Maceió desde o ano de 2011, em um percurso que já atinge de mais de 34 km, até a nova estação de Jaraguá. A segunda fase da expansão, até Mangabeiras, deve levar o VLT até as proximidades do Shopping Maceió, antigo Iguatemi.

Com conforto e passagem acessível à população mais pobre, o VLT tem percurso que inicia na estação de Lourenço de Albuquerque, no município de Rio Largo, passa pelo município de Satuba, até chegar a Maceió, margeando a Lagoa Mundaú. Somente com a ampliação até Jaraguá, o número de passageiros deve aumentar até 30%, para até 33 mil usuários, nas 22 viagens diárias, de segunda a sábado.

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), investirá na construção de um terminal rodoviário de transbordo, ao lado do Porto de Maceió, para integrar o transporte rodoviário ao VLT, operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Reportar Erro