Cerco fechado

Putin condiciona ataque à Síria a Conselho da ONU

Rússia deverá se aliar aos EUA, Israel e França contra Bashar al-Assad

acessibilidade:

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quarta-feira (04), que deve apoiar os Estados Unidos em uma ação militar, caso seja comprovado que o ditador da Síria, Bashar al-Assad, atacou a população do país com armas químicas.

Putin disse que ainda não está claro o que ocorreu na Síria, mas qualquer decisão sobre uma intervenção militar deve ter aval do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele aguarda o resultado da perícia feita por investigadores da ONU e advertiu os Estados Unidos (EUA) de que uma ação unilateral será considerada uma agressão. Adicionalmente, o governo russo enviará amanhã (05), três navios ao Mar Mediterrâneo para monitorar a situação mais de perto.

Depois da decisão desfavorável do Parlamento britânico, o presidente dos EUA, Barack Obama, aguarda decisão do Congresso americano, que volta do recesso na próxima segunda (9), para tomar qualquer atitude. Obama admitiu que não vai cometer os mesmos erros do ex-presidente George W. Bush na invasão do Iraque. Portanto, tudo leva a crer que Obama irá se submeter à decisão do Conselho de Segurança da ONU, seja ela qual for.

Reportar Erro