Ponta-pé inicial

Ufal lança site da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

200 anos do Estado de Alagoas inspirou site do evento literário

acessibilidade:

Ao som de música clássica, ópera, tons brasileiros como o forró, o portal eletrônico da 8ª Edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas foi lançado na manhã desta terça-feira (6), na sede da Editora Universitária (Edufal), no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A solenidade contou com a apresentação da Camerata Acadêmica da Escola Técnica de Artes (ETA) e a performance do Grupo Poesia Itinerante, coordenado pelo professor Otávio Cabral.

Ao abrir a solenidade conduzida pelo diretor da Edufal Osvaldo Maciel, a reitora Valéria Correia destacou a importância da bienal para Alagoas, que faz na 8ª edição, alusão aos 200 anos da Emancipação Política comemorado este ano pelo Governo do Estado. “É uma imensa alegria participar dessa importante etapa que integra o grande evento literário de Alagoas”, enfatizou.  A Bienal Internacional do Livro de Alagoas será realizada de 29 de setembro a 8 de outubro.

Diretor da Edufal destacou parceiros da Bienal O Portal da Bienal já está on-line no endereço: www.bienaldolivroal.com.br e segundo a programadora visual e integrante da Assessoria de Comunicação (Ascom) Camila Fialho, foi concebido com base na identidade visual do evento que marca os 200 anos da Emancipação Política e foi produzido pela empresa alagoana Plus Agência Digital. “O site é responsivo, ou seja, adapta-se ao tamanho da tela, pensando em todos os usuários para o acesso”, frisou Camila, que acompanhou todas as etapas de concepção do Portal.

Ela informa que o Portal marca uma nova etapa do trabalho empreendido pela organização do evento, constando de importantes informações, tais como: autores já confirmados, área do expositor, agendamento de visitas para escolas, galeria de fotos e notícias atualizados sobre a bienal. ”O novo endereço de acesso segue a tendência das duas maiores bienais de livro do país, a de São Paulo e a do Rio de Janeiro, para identificar o objeto da Bienal Internacional do Livro de Alagoas”, reforçou Camila

PARCERIAS

A reitora Valéria ainda enfatizou a parceria com instituições de ensino, a exemplo do Instituto Federal Tecnológico de Alagoas (Ifal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), que representa o governo na realização do evento.

A bienal conta também com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc-AL) e Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).  “O lançamento do Portal é o ponta-pé inicial para a 8ª Bienal e agradeço a todos os parceiros que estão conosco nessa caminhada e também ao empenho da equipe interna, formada pela Edufal, produtores culturais e representantes da Assessoria de Comunicação”,  destacou a reitora Valéria.  

O diretor da Edufal agradeceu a presença dos participantes, como, representantes de instituições e entidades parceiras e da comunidade universitária. Integrou ainda a programação, o lançamento da 2ª edição do livro Lacan Chinês, de Cleyton Andrade, que recebeu em 2016 o Prêmio Jabuti e da obra A Construção de Lygia Fagundes Telles, de Nilton Resende. 

Na oportunidade, o vice-reitor José Vieira acrescentou que o lançamento do Portal com mote especial, o bicentenário de Alagoas, eterniza-se com a publicação de livros: “Estou muito feliz com essa solenidade e aproveito para agradecer e parabenizar os parceiros da Ufal nessa caminhada e sua positividade para uma sociedade referenciada”, enfatizou.

O presidente da Fapeal, Fábio Guedes, anunciou o trabalho que vem sendo empreendido pela fundação para a edição de cerca de 80 títulos que versam sobre Alagoas, dentre eles, trabalhos acadêmicos, teses, produzidas tanto no Estado, como externamente e parabenizou à Ufal pelo lançamento do Portal.   A parceria para a realização da 8ª Bienal Internacional do Livro também foi enaltecida pelo presidente da Fundepes, Gabriel Badue. (Com informações da Ascom Ufal)

Reportar Erro