Escolas de samba

TV alemã confunde brilho das fantasias com luxo 'caríssimo'

Cobertura preconceituosa de emissora alemã critica carnaval do Rio

acessibilidade:

TV ARD no carnaval do Rio.Campeão de audiência na Alemanha, o canal de TV ARD divulgou reportagem criticando o desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro, e chega a confundir o brilho das fantasias com ostentação, afirmando que apesar de no Brasil haver muita corrupção e aumento da prática de crimes comuns, os participantes dos desfiles carnavalescos usavam "trajes caríssimos".

Na Alemanha, a folia começa antes mesmo do carnaval de Salvador. Já na quinta-feira anterior, há o Carnaval das Mulheres, conhecido pela "licença" dos maridos para que as companheiras façam o que lhes der na cabeça durante todo o dia. Mas, como no Brasil, o carnaval alemão acaba na quarta-feira de cinzas.

Na reportagem com alta dose de preconceito, o canal ARD confunde a manifestação cultural representada no carnaval como questões políticas, afirmando que os brasileiros se comportam como se não houvesse crise financeira no Brasil e 13 milhões de desempregados.

Além disso, a reportagem da TV alemã também critica a renúncia fiscal do governo para incentivar o carnaval, afirmando que o desfile das escolas de samba este ano só foram à avenida porque receberam ajuda financeira da Lei Rouanet no montante de R$36 milhoes – aliás, menos da metada do que foi concedido no carnaval de 2016.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.