Magnitude 6

Terremoto isola mais de 130 alpinistas na Malásia

Tremor de 1 minuto e provocou avalanches e deslizamentos

acessibilidade:

Um terremoto de magnitude 6 na escala Richter atingiu o monte Kinabalu, na Malásia, nesta sexta-feira, 5. Cerca de 200 pessoas escalavam a montanha no momento do tremor. De acordo com o perfil do ministro do Turismo da Malásia, Masidi Manjun, no Twitter, 137 alpinistas ainda esperam pelo resgate.

O tremor, que durou cerca de um minuto, causou deslizamentos de rochas, avalanches e a queda de dois pequenos montes batizados como "orelhas de burro", onde a prática de escalada é recorrente, confirmou Manjun pela rede social.

As autoridades malaias estão neste momento realizando operações de resgate para retirar os alpinistas presos no Kinabalu, que está situado na província de Sabah, no nordeste da ilha de Bornéu.

As atividades de escalada foram suspensas em toda a região, informou o Departamento para a Conservação dos Parques da Província de Sabah.

A escaladora Charlene Dmp, que está ilhada no monte, publicou no Facebook que se encontra esperando, junto de dezenas de pessoas, pelos helicópteros de resgate.

"Não podemos descer porque há muitas rochas caindo. Não é seguro descer porque ainda há tremores", comentou Charlene, que também publicou várias fotografias dos escaladores ilhados.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que monitora a atividade sísmica no mundo todo, situou o hipocentro a dez quilômetros de profundidade e seu epicentro a 19 quilômetros da cidade de Ranau, de 94 mil habitantes.

O terremoto ocorreu às 7h15 locais (20h15 de Brasília da quinta-feira). Vários dos escaladores foram surpreendidos pelo tremor ao amanhecer quando desciam do cume do Kinabalu, de 4.095 metros de altitude.

Informações não oficiais dão conta de uma morte na montanha. O médico Rezlan Abdul Raham comunicou às autoridades que havia uma vítima mortal quando chegou à base da montanha, segundo o jornal local The Star.

De acordo com Raham, um grupo que descia da montanha encontrou uma mulher caída no chão e verificou seus sinais vitais, mas ela já estava sem pulsação. "Acho que (a vítima mortal) era de Cingapura", assinalou o médico malaio. Este mesmo grupo também se deparou com outras duas escaladoras feridas. (AE)

Reportar Erro