Mercado de trabalho

Taxa de desemprego cai para 5,2%, sendo a menor do ano

O setor de serviços domésticos apresentou queda na oferta de postos de trabalho

acessibilidade:

crise-economica-e-desemprego-na-europaSegundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta quinta-feira  (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego apresentou pequeno recuo em outubro deste ano e ficou em 5,2% . Essa é a menor taxa desde dezembro de 2012, que havia sido de 4,6%. Em setembro deste ano, a taxa foi de 5,4%.

Em outubro de 2012, o índice registrado também foi inferior (5,3%). Contudo, o número de pessoas empregadas (23,3 milhões de pessoas) e desempregadas (1,3 milhão) em outubro deste ano se manteve estável com relação ao mês anterior e a outubro de 2012.

O único setor que apresentou queda na oferta de postos de trabalho, em comparação ao mês de outubro de 2012, foi o de serviços domésticos (-8,6% ou 127 mil postos de trabalho).

No setor privado, o número de trabalhadores com carteira assinada cresceu 3,6% na comparação com outubro do ano passado.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.