Troca de embaixador

Substituta de Shannon chegará ao Brasil na segunda-feira

Ayalde ocupará o lugar deixado pelo embaixador americano no último dia 6

acessibilidade:

Em meio ao momento de tensão entre os Estados Unidos e Brasil por causa das denúncias de espionagem por agências norte-americanas, à presidenta da República, aos cidadãos e, por último, à Petrobras, a nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, desembarcará em Brasília segunda-feira (16). Ayalde irá substitui o embaixador Thomas Shannon, que ocupou a posição por três anos e meio e deixou a embaixada no último dia (6).

A substituição já estava prevista há três meses. Ayalde possui familiaridade com países de América-Latina, pois ela serviu carreira diplomática no Paraguai e na Colômbia. A Embaixada norte-americana ainda discute a possibilidade de Ayalde conceder declaração para a imprensa após o desembarque, mas nada foi confirmado.

No período em que foi embaixador no Brasil, John Kerry foi convocado duas vezes ao Ministério das Relações Exteriores para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de espionagem às comunicações internas do país.

O novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, classificou as denúncias de espionagem como ?inadmissíveis e inaceitáveis?. Figueiredo conversou com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice, no último dia (11). Segundo o ministro, ?as conversas com o governo norte-americano terão continuidade?.

Reportar Erro