STF finaliza sessão sem concluir recurso de Marcos Valério
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) encerraram a sessão de hoje (22) sem terminar de votar os recursos dos mensaleiros, inclusive do publicitário Marcos Valério ? operador do esquema de compra de votos no Congresso para favorecer o governo do ex-presidente Lula.
Barbosa apenas corrigiu um erro de digitação do acórdão que acabou aumentando a pena de Valério nos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro, detalhe que não pode ser feito nessa fase e acabou gerando dúvida no plenário. Por isso, Barbosa achou melhor encerrar a sessão para que o assunto seja discutido. Valério foi condenado a mais de 40 anos de prisão por formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato e evasão de divisas.
Mais cedo, o presidente da Corte já havia rejeitado os demais recursos apresentados por Marcos Valério que, para ele, tinham caráter ?protelatório?. ?Não há contradição. Marcos Valério dirigia o núcleo publicitário [do mensalão]?, declarou. Até agora, foram julgados os recursos de 14 dos 25 réus do mensalão.