Carta Aberta

Snowden pede ?solução global? para a espionagem

Declaração foi feita por meio de carta aberta na revista alemã "Der Spiegel"

acessibilidade:

O ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, divulgou uma carta neste domingo (3) onde pede uma ?solução global? para a espionagem. Para ele, é preciso limitar ? de forma legal ? estes programas de monitoramento de cidadãos e autoridades.

A carta de Snowden foi publicada pela revista alemã “Der Spiegel” sob o título “Um manifesto pela verdade”. “não [se] pode esquecer que a espionagem em massa é um problema global e requer uma solução global?, escreveu o ex-agente.

Ele destacou ainda que as espionagens feitas pelos Estados Unidos acabam com “a liberdade de expressão”, além de ser uma ?ameaça para a esfera privada”. “Temos a obrigação moral de preocupar-nos para que nossas leis e valores limitem os programas de espionagem e protejam os direitos humanos”, disse.

Snowden perdeu o passaporte americano depois que revelou os esquemas de espionagem do país. Agora, ele vive com uma permissão de estadia temporária em Moscou e acusa seu país de fazer uma ?campanha de perseguição? contra ele. “O debate que querem evitar tem agora lugar em países de todo o mundo. E em vez de ocasionar prejuízo, o aproveitamento agora deste novo conhecimento público vai ser claro, porque agora se propõem reformas na política tanto na supervisão como nas leis”, afirmou no texto.

Reportar Erro