Vigie Aqui

Site Reclame Aqui lança plug in que monitora políticos corruptos

Ao baixar a ferramenta, leitor perceberá nomes grafados de roxo

acessibilidade:

O site de proteção dos direitos do consumidor Reclame Aqui acaba de lançar um plug in que promete delatar políticos corruptos quando você estiver navegando na Internet, o Vigie Aqui.

O plug-in, compatível com o Google Chrome, grifa de roxo todas as menções a deputados e senadores em exercício que tenham condenação, indiciamento ou citação em investigação.

Ao passar o mouse sobre os nomes em destaque, o usuário terá acesso ao histórico judicial da pessoa em questão. Na primeira fase, o Vigie Aqui irá monitorar a conduta de 81 senadores e 513 deputados federais. Ao longo de 2017, o monitoramento se estenderá para os demais cargos do poder legislativo e executivo.

O projeto foi criado em parceria com o projeto Excelências, que organiza dados do Transparência Brasil a respeito de parlamentares, e a agência de publicidade Grey.

"A ideia surgiu da indignação de que hoje a informação sobre os políticos existe, mas não está organizada", afirma Maurício Vargas, CEO do Reclame Aqui. "Nós votamos e não sabemos em quem."

Todos os sites e redes sociais, inclusive as páginas oficiais dos próprios políticos, ativam o plugin: basta que o nome apareça na tela que a ferramenta saberá identifica-lo.

A ferramenta não atinge ex-parlamentares: o nome de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-presidente da Câmara cassado em setembro deste ano e preso pela Lava Jato, não é colorido pela ferramenta.

Para baixar, basta acessar o site www.vigieaqui.com.br pelo navegador Chrome e clicar na chamada em destaque para instalação da ferramenta. A Ação redireciona o usuário à página para adicionar a extensão e, ao clicar em um botão verde, na parte de cima e à direita da tela, inicia-se a instalação.

Reportar Erro