Quer economizar?

Site dá informações sobre consumo de combustível

Governo surpreende com a "nobre" iniciativa

acessibilidade:

gasolina_MediumA Petrobras surpreendeu ao divulgar, nesta semana, um site do governo federal que pode ser de grande utilidade para população: ele dá informações sobre o consumo de combustível dos automóveis. Ao todo, trinta e seis marcas de veículos aderiram voluntariamente ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo, e do Gás Natural (Conpet), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME) e realizado pela Petrobras.

A lista agora conta com 496 modelos autorizados a utilizar a chamada Etiqueta Nacional de Conservação de Energia 2014. O site não só traz informações sobre o consumo de combustível, mas, também, o nível de emissões de CO2 (um dos gases responsáveis pelo efeito estufa) e de gases poluentes regulados pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Ibama.

A consulta sobre o consumo dos automóveis está disponível no site do Conpet (www.conpet.gov.br/consultacarros) e pode ser feita por categoria de veículo, marca, modelo ou motor. Também permite ordenar pelo menor consumo e comparar todos os modelos pelas suas classificações que vão desde “A”, para mais eficiente, até “E”, para menos eficiente, tanto na sua categoria como entre todos os modelos participantes.

Os 113 modelos de 14 marcas que obtiveram as melhores classificações são contemplados adicionalmente com o Selo Conpet de Eficiência Energética concedido pela Petrobras após testes feitos em laboratórios.

Reportar Erro