Mundo

Opaq: Síria conclui listagem de suas armas químicas

Rússia já ameaça trocar posição caso constate tentativa de trapaça

acessibilidade:

A Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) informou neste sábado (21) que a Síria terminou hoje de entregar a lista de armas químicas à organização. O ditador Bashar Al-Assad tinha só até hoje para fornecer o documento completo.  “A OPAQ confirmou o recebimento da lista que era esperada do governo sírio sobre seu programa de armas químicas”, disse o comunicado enviado a agência AFP. “A secretaria-técnica está examinando a informação recebida”, completou.

Essa lista representa a primeira etapa para um acordo entre russos e americanos sobre o desmantelamento do arsenal químico sírio assinado em Genebra no dia 14 de setembro. A OPAQ promete se reunir ainda amanhã (22) para estudar o documento entregue.

A Rússia já sinalizou que poderá mudar de opinião sobre a Síria caso seja constatado que Assad tenta uma trapaça, como acusa os Estados Unidos. “Estou falando de forma teórica e hipotética, mas se chegarmos à conclusão de que Assad está nos enganando, podemos mudar de posição”, disse Serguei Ivanov, em Estocolmo.

 

Reportar Erro