Mal explicado

Sindicato revolta funcionários do BB ao alterar local de assembleia

acessibilidade:

O Sindicato dos Bancários de Brasília convocou todos os funcionários do Banco do Brasil (BB) para uma assembleia nesta terça-feira (7). A ideia, segundo a entidade, é discutir e deliberar sobre a proposta do banco, que reduziu a carga horária dos funcionários e, consequentemente, o salário dos trabalhadores ? que se revoltaram com a decisão.

De início, a reunião estava marcada para acontecer na frente do edifício sede do Banco do Brasil, no Setor Bancário Sul, mas foi transferida para o teatro da sede do sindicato, que tem capacidade para apenas 500 pessoas. Alguns funcionários acreditam que a mudança faça parte de uma estratégia do sindicato para que poucos decidam pela maioria. ?O sindicato quer se vender para o Banco do Brasil?, acusou um funcionário que prefere não ser identificado. ?Não cabe todo mundo no sindicato, [a assembleia] tinha que ser feita na porta do banco, qualquer reunião é feita lá. Eles querem dificultar o acesso, querem o mínimo de gente lá. É a minoria que vai decidir [sobre a proposta do banco]?, completou.

Em resposta, o sindicato alega que a mudança ocorreu para garantir ?conforto? aos participantes da reunião. ?Nas últimas duas reuniões foram apenas 40 pessoas, nosso teatro tem capacidade para 500, além de recursos como telões, que serão usados pelos participantes?, justificou a assessoria da entidade. O novo plano de funções dos funcionários do BB foi implantado no dia 28 de janeiro deste ano. Os bancários reclamam que este plano reduz os salários, altera verbas remuneratórias e ameaça direitos já conquistados.

Reportar Erro