RUMO À REELEIÇÃO

Shinzo Abe garante vitória em eleições parlamentares no Japão

Resultado abre caminhos para reforma e garante 3º mandato a Abe

acessibilidade:

Em um pleito antecipado e marcado pela passagem de um tufão, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, venceu as eleições legislativas deste domingo (22) com ampla vantagem que abre caminhos para que a polêmica reforma da Constituição pacifista, nascida no após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial.

A coalizão liderada pelo conservador Partido Liberal Democrático, de Abe, conseguiu eleger dois terços dos representantes da Câmara Baixa do Congresso no Japão. Foram pelo menos 310 das 465 cadeiras em disputa, conquistadas pela coalizão governista.

Meta agora é reformar a Constituição (Foto: Kremlin)As campanhas foram marcadas pelo debate sobre a Coreia do Norte, que disparou mísseis sobre o território japonês e no mar próximo ao litoral do país neste ano.

Abe dissolveu a câmara baixa há menos de um mês, forçando as eleições instantâneas. E o resultado coloca Abe em seu terceiro mandato, o que o transformará no primeiro-ministro que mais permaneceu no cargo na história do Japão. A maioria absoluta no parlamento pode garantir apoio suficiente para que ele consiga realizar uma prometida reforma da Constituição.

EXÉRCITO EM PAUTA

O primeiro-ministro, de 63 anos, prometeu mudar a Constituição de 1947, escrita após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, para dar um reconhecimento, até agora inexistente no texto, ao Exército do Japão, chamado de Forças de Autodefesa, e assim potencializar as capacidades militares do país internacionalmente.

Para realizar essa reforma histórica, que conta com forte oposição de parte dos japoneses e de países vizinhos, como a China e a Coreia do Sul, são necessários os votos de dois terços dos parlamentares. Depois, a medida deve ser aprovada em referendo.

"Para fazer a reforma da Constituição é preciso liderança, mas, ao mesmo tempo, compreensão do povo japonês. Farei todo o possível para conseguir o maior apoio durante essa legislatura, trabalhando com os demais partidos", disse Abe hoje após reconhecer a vitória.

O primeiro-ministro poderá, além disso, dar sequência ao ambicioso programa econômico, iniciado em 2012 e conhecido como Abenomics, que busca, através de estímulos, reformas e investimentos públicos, tirar o país da deflação crônica. (Com informações da Agência Brasil e AE)

Reportar Erro