Espionagem

Rússia teria perfis falsos no Facebook para monitorar presidente francês

Rastreamento das contas indica agência russa de inteligência como origem

acessibilidade:

O governo da Rússia criou inúmeras contas falsas no Facebook para espionar a campanha do presidente da França, Emmanuel Macron, no início deste ano, de acordo com reportagem da agência de notíticas Reuters.

Cerca de duas dúzias de contas foram criadas em nome de amigos dos amigos do chefe de Estado francês como parte de um esforço para reunir informações sobre o então candidato, informou a agência, citando um congressista dos EUA e outras duas fontes. Enquanto a rede social havia relatado que contas falsas estavam sendo geradas para espalhar a desinformação, esse foi o primeiro relatório de uma infiltração tão próxima ao candidato.

As fontes anônimas afirmam que o rastreamento indicou origem na GRU, maior agência de inteligência estrangeira da Rússia, a mesma unidade que foi culpada por hackear o comitê demcrata, de Hillary Clinton, durante as eleições presidenciais dos EUA, em 2016.

De acordo com a agência de notícias, 70 mil contas foram suspensas ao longo das eleições francesas para "evitar propaganda ou spam". O Facebook teria confirmado que tinha sido alertado e desativado as contas falsas. O Facebook está sob escrutínio de diversos governos, inclusive do brasileiro, por permitir a proliferação de propaganda e informação enganosa.

Reportar Erro