Ucrânia

Rússia apela por fim no derramamento de sangue no país

Moscou avisa que usará toda a sua influência para levar a paz a seu "Estado irmão e amigo"

acessibilidade:

Manifestante atira um pneu durante confronto com forças de segurança, na Praça da Independência, em Kiev, nesta terça-feira. 18/02/2014 REUTERS/David MdzinarishviliA Rússia exigiu nesta quarta-feira (19) que os líderes da oposição na Ucrânia “parem o derramamento de sangue” em Kiev, capital do país. O comunicado informa ainda que Moscou usará toda a sua influência para levar a paz a seu “Estado irmão e amigo”. “A parte russa exige que os líderes (da oposição) parem o derramamento de sangue em seu país, retomem o diálogo imediatamente com as autoridades legítimas sem ameaças ou ultimatos”, disse, em nota, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. “A Ucrânia é um Estado irmão e amigo, um parceiro estratégico e vamos usar toda nossa influência para que a paz e a calma reinem”, completa o comunicado, sem dar mais detalhes sobre quais medidas a Rússia pretende adotar.

O Ministério da Saúde local informou que vinte e cinco pessoas morreram só no confronto de hoje (19) entre manifestantes contrários ao governo e a polícia em Kiev. Segundo as autoridades, entre os mortos estão nove policiais.

As manifestações na Ucrânia começaram por todo o país no fim do ano passado, depois que presidente do país, Viktor Yanukovich, cedeu à pressão russa e abandonou um acordo comercial abrangente com a União Europeia, decidindo, em vez disso, aceitar um pacote de ajuda da Rússia para a economia ucraniana, fortemente endividada.

Com informações da Reuters Brasil.

Reportar Erro