Dia da Síndrome de Down

Romário defende mais vagas para pessoas com síndrome

Ele chorou no Congresso ao falar de sua filha, Ive

acessibilidade:

O deputado Romário (PSB-RJ), pai de Ive – que tem síndrome de Down, postou em seu Facebook nesta sexta-feira (21) uma foto com sua assessora, Elaine, que também tem o evento genético universal. A ideia do parlamentar é defender hoje, no dia da Síndrome de Down, a entrada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Segundo ele, Elaine é sua “assessora preferida” e “uma pessoa mais que especial, que traz luz, alegria e harmonia para toda sua equipe”. “Ela está conosco há três anos e é gratificante testemunhar o quanto ela amadureceu como profissional e como pessoa. Sua presença torna nosso dia-a-dia mais leve e nos faz lembrar a todo momento por quem lutamos”, escreveu na rede social.

Em sessão solene no Senado Federal, Romário chorou ao falar de sua filha. “Agora, como pai, sempre me emociono. Vou dar uma respirada aqui um pouco. Sou um cara melhor, sou um cara mais humano, sou um cara que aprendeu a respeitar algumas coisas que, não que desrespeitasse, mas passasse despercebido na minha vida, hoje não”, afirmou. Ele também disse que ela é um “anjo” em sua vida e defendeu maior atuação do Congresso em defesa dos portadores da síndrome.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também tem uma filha, de apenas três anos, que nasceu com a síndrome de Down. Em seu pronunciamento, ele disse que tem lutado por quem tem a síndrome após essa experiência na família. “Tivemos que correr atrás de todas as informações, não existia nada sistematizado. E ali começamos a ver que esse era um problema que existia em todas as famílias dos mais diversos Estados deste país”, declarou. Para ele, o desafio do momento para os pais de portadores da síndrome de Down é a educação, que, para ele, ainda é muito falha. “A batalha da vez, eu diria, é a educação. Não há como não se falar pessoas com síndrome de down na educação inclusiva. É preciso estar nas escolas da rede regular”, defendeu.

Reportar Erro