Economia

Revisão da meta de inflação é positiva, diz presidente da Associação Comercial de SP

Governo revisou números após 14 anos e fixou em 4,25% para 2019

acessibilidade:

Para o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, a decisão do Conselho Monetário Nacional de fixar a meta de inflação em 4,25% para 2019 e em 4% para 2020 foi positiva. Essa é a primeira revisão do governo para a meta de inflação em 14 anos.

“A medida foi positiva e reflete a expectativa favorável de queda na trajetória da inflação para os próximos anos, o que já vinha sendo detectado a partir dos números dos últimos meses”, diz o presidente da Associação Comercial.

No entanto, Burti alerta que “o governo precisa fazer um controle rigoroso dos gastos públicos”. “Só assim não será necessário aumentar os juros para atingir a meta no futuro”, conclui.Desde 2005, sem interrupções, o CMN vinha estabelecendo uma meta de 4,5% para a inflação. Esta é, inclusive, a referência para 2017 e para 2018. Só que o fato de a inflação para anos à frente estar ancorada abriu espaço para que o conselho, desta vez, estabelecesse um valor menor.

Desde 3 de abril deste ano os economistas do mercado financeiro projetam, conforme o relatório Focus, do Banco Central, uma inflação de 4,25% para 2019. Assim, ao estabelecer a meta neste patamar, o CMN não gera nenhum custo adicional para o BC, em matéria de política monetária, para conduzir as expectativas, já ancoradas.

No último boletim Focus, divulgado no começo desta semana, os analistas de mercado consultados pelo BC também projetaram uma inflação de 4,25% em 2020.

Reportar Erro