RESGATE HISTÓRICO

Réplica autêntica da Estátua da Liberdade passa por restauração, em Maceió

É uma das 3 versões originais da obra de Frederique Bartholdi

acessibilidade:

Instalada no bairro de Jaraguá, em Maceió, a centenária Estátua da Liberdade está sendo restaurada pela primeira vez desde que chegou à capital alagoana, em 1908. Ao fim do processo executado com acompanhamento de um engenheiro químico, a escultura perderá a crosta de ferrugem e deve recuperar suas cores originais.

O serviço na escultura de ferro está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que, para a execução da restauração, realizou uma avaliação por meio de um laudo químico para definir os materiais utilizados sem modificar a estrutura do monumento histórico.

Na avaliação realizada antes do início da restauração foram constatadas alterações na escultura, a exemplo de oxidação, manchas escuras e corrosão em decorrência do tempo. A partir do laudo, o trabalho na Estátua foi dividido em etapas para a realização de serviços para lavar, desincrustar, selar, encerar e polir a peça. Todo o trabalho vem sendo feito com o acompanhamento técnico de um engenheiro químico, que ficou responsável pelo laudo, sendo utilizados produtos químicos específicos conforme as peculiaridades do monumento.

A segunda versão está em Paris.“Iniciamos a restauração da Estátua por sua importância, hoje um dos símbolos do bairro de Jaraguá. Trata-se de uma peça histórica e, sendo assim, tivemos o cuidado de realizar o serviço com uma equipe técnica para utilizar produtos corretos, garantindo que o serviço seja realizado sem qualquer alteração na escultura. Esta é a primeira vez que a estátua está sendo restaurada desde que chegou a Maceió, há mais de 100 anos, e o nosso objetivo é deixá-la da mesma forma que foi entregue”, disse Gustavo Torres, titular da Semds.

Segundo Gustavo Torres, a conclusão do serviço deve ocorrer ainda esta semana com a pintura da peça para deixá-la ainda mais semelhante à escultura que hoje é um dos símbolos de Nova York.

ORIGEM

A escultura, que pode ser vista por trás do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), é uma das três únicas estátuas da liberdade feitas pelo próprio Fréderique Auguste Bartholdi, o autor da obra original em Nova York. Foi um presente de Bartholdi a Rosalvo Ribeiro, pintor alagoano que se fez seu grande amigo quando viveu na França aprimorando sua arte.

Uma segunda réplica autêntica dessa obra, maior que a de Maceió e muito menor que a de Nova York, está instalada próxima à Torre Eiffel, em Paris. As três contam com a assinatura do artista, atestando sua autenticidade. O francês tinha presenteado a cidade do Rio de Janeiro, mas sua grande amizade a Rosalvo Ribeiro o fez mudar de ideia, enviando-a a Maceió.

Circula também a versão, em Maceió, de que a Estátua da Liberdade seria uma réplica autorizada comprada no mesmo catálogo em que foram adquiridas as estátuas de animais da Praça Dois Leões, na fundição francesa Val d´Osne, departamento francês de Auto-Marne, na cidade de Osne-le-Val. (Com informações da Secom Maceió e Agenda A)

Reportar Erro