PEC da reforma política

Relatório relâmpago começa a ser votado hoje na Câmara

Proposta teve 369 votos contra, 99 a favor e duas abstenções

acessibilidade:

Depois de ignorar meses de discussão e debates na Comissão Especial criada para discutir e elaborar uma reforma política, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), designou o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) para elaborar texto substitutivo ao do relator Marcelo Castro (PMDB-PB) que será votado artigo por artigo, diretamente no plenário.

Os deputados acabaram de rejeitar o sistema de voto distrital misto com 99 votos a favor e 369 contra, além de duas abstenções. Dessa forma, fica excluída a possibilidade de metade dos deputados serem eleitos diretamente e metade de maneira proporcional. Começa agora a discussão do voto majoritário para a Câmara dos Deputados.

Entre os itens mais controversos estão o fim das eleições proporcionais, da reeleição para cargos do Executivo e unificação das eleições municipais e gerais. Clique aqui e confira a íntegra do texto que a ser votado pelos deputados entre hoje e quinta.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.