Conselho de Ética

Relator do caso Eduardo Cunha quer ouvir Júlio Camargo, Baiano e Yousseff

Delatores podem depor no Conselho de Ética contra peemedebista

acessibilidade:

Relator do processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Conselho de Ética da Casa, o deputado Marco Rogério (DEM-RO) anunciou nesta quarta-feira, 30, que quer ouvir os delatores do peemedebista na Operação Lava Jato. O anúncio foi feito durante a apresentação do seu plano de trabalho para a fase de coleta de provas e marcação de depoimentos do processo.

Das 11 testemunhas contrárias a Cunha pedidas pelos denunciantes, Rogério decidiu convidar sete para serem ouvidas: os lobistas Júlio Camargo, João Augusto Henrique e Fernando Baiano; o doleiro Alberto Yousseff; seu ex-sócio, Leonardo Meirelles; o ex-gerente da área Internacional da Petrobrás Eduardo Vaz Musa, além do próprio Cunha.

O relator sugeriu ainda que os membros do Conselho de Ética da Casa ouçam, durante a instrução probatória do processo, o procurador do Banco Central, um auditor indicado pela a Receita Federal, além de Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior, ambos da empreiteira Carioca Engenharia.

De acordo com o Conselho de Ética, não será preciso aprovar requerimentos, pois não se trata de convocação de testemunhas, mas, sim, de convites para que venham ser ouvidas pelo colegiado.

O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), afirmou que o colegiado já está em contato com o juiz federal Sérgio Moro para que as testemunhas que estão presas sejam ouvidas por videoconferência.

O relator ressaltou que, após o exame dos documentos, poderá pedir novos depoimentos que considerar necessários.

Reportar Erro