Santa Catarina

Receita Federal deflagrou nesta terça-feira a "Operação Nota Branca" no Vale do Itajaí

acessibilidade:

A Receita Federal deflagrou nesta terça-feira (20) a Operação Nota Branca em Santa Catarina para desarticular um esquema de sonegação fiscal envolvendo empresas ligadas ao setor de frigoríficos que atuava na região do Vale do Itajaí. A ação, que contou com o apoio da Receita Estadual, Ministério Público e Polícia Militar local, executou nove mandados de busca e apreensão em escritórios e residências dos principais suspeitos investigados. Também foram expedidos três mandados de prisão temporária contra os suspeitos de serem os responsáveis pelo esquema.

Além disso, a Justiça Estadual decretou o sequestro de diversos veículos que estariam registrados em nome dos suspeitos e de uma empresa administradora de bens, constituída na tentativa de blindar os recursos e o patrimônio auferido com as práticas ilícitas. A investigação foi conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e a Receita Estadual após denúncia de que a principal empresa-alvo estaria comercializando carnes sem notas fiscais e de que um contabilista estaria agenciando destinatários que desejassem aproveitar créditos de ICMS.

A ação foi denominada de ?Operação Nota Branca? em referência à expressão utilizada pelos próprios investigados quando se referiam a entregas de carnes acompanhadas de um documento branco, impresso com a informação dos dados do destinatário e das mercadorias a serem entregues. O documento servia de informação aos motoristas entregadores dos produtos, para controle de saída e venda efetuadas pela empresa.

Reportar Erro