Armas nucleares

‘Que haja uma corrida armamentista’, diz Donald Trump

Presidente eleito dos EUA pediu expansão das capacidades nucleares

acessibilidade:

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, após pedidos de esclarecimento sobre uma publicação feita na quinta-feira em sua conta no Twitter sobre armas nucleares, disse “que haja uma corrida armamentista”, relatou a rede MSNBC nesta sexta-feira, 23.

“Iremos ser superiores em cada passagem e superá-los todos”, disse o republicano em entrevista à MSNBC, segundo a emissora, um dia após o magnata pedir expansão das capacidades nucleares americanas na rede social, o que alarmou especialistas em não-proliferação, segundo os quais um reforço no arsenal americano poderia alimentar tensões globais.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que não questiona que as Forças Armadas dos EUA são as mais poderosas do mundo e que a declaração de Trump é perfeitamente normal.

Em uma coletiva de imprensa em Moscou, o líder russo afirmou ter ficado surpreso com a tensão causada pela publicação de Trump e como ela foi ligada às suas próprias declarações sobre os planos da Rússia para modernizar seu arsenal nuclear.

Ainda na quinta-feira, Putin destacou que os militares de sua nação são “mais fortes do que qualquer agressor em potencial”. Nesta sexta-feira, ele deixou claro que não vê Washington dessa forma.

“Fiquei um pouco surpreso com os comentários de alguns representantes do atual governo dos EUA, que por alguma razão começaram a provar que os militares americanos são os mais poderosos do mundo”, afirmou Putin.

Para ele, a colocação de Trump sobre a reforma das forças nucleares americanas não foi “nada de especial”. “Ele (Trump) falou sobre a necessidade de fortalecer o arsenal nuclear e as Forças Armadas dos EUA durante a campanha eleitoral”, disse o russo. (AE)

Reportar Erro