Mané Garrincha

Quase uma tonelada de lixo da inauguração será reciclado

acessibilidade:

A reinauguração do Estádio Nacional Mané Garrincha foi presenciada por mais de 20 mil torcedores, operários e autoridades. O lixo produzido na reabertura foi recolhido, separado e vendido por cooperativas. A iniciativa será repetida em grandes eventos para diminuir impactos ambientais e gerar lucro para os catadores do DF.

 

O secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, afirmou que esse tipo de ação ajuda a promover o cuidado com espaços públicos. Segundo ele, é preciso reconhecer a “importância dos catadores de materiais recicláveis no processo de educação ambiental”.

A iniciativa faz parte do projeto Agente de Mobilização Social para Grandes Eventos, e recolheu mais de uma tonelada de resíduos sólidos, 90% deles reaproveitados e vendidos pelas cooperativas.

Os catadores também estarão presentes na abertura das Copas das Confederações e nas atividades que acontecerão no Centro de Convenções. O projeto formará 150 duplas de catadores/alunos e totalizará 300 participantes.

OPORTUNIDADE ? Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, o projeto treinou catadores de materiais recicláveis de diversas cooperativas do DF, alunos da rede pública de ensino profissionalizante e da Educação de Jovens e Adultos para atuarem como agentes de orientação ambiental.

As atividades contam, ainda, com a parceria da Casa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Secretaria de Educação.

 

Com informações da Agência Brasília

Reportar Erro