Reforma Política

Petistas criticam Vacarezza

Para bancada, Henrique Fontana seria melhor escolha para plebiscito

acessibilidade:

Valter Campanato/ABr

A banca do PT divulgou nesta sexta-feira (19) uma nota à imprensa para criticar a atuação do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, na articulação da reforma política. O texto, assinado por 36 deputados da legenda, desce a lenha na escolha do deputado Cândido Vacarezza (PT-SP) como coordenador dos trabalhos da comissão que vai formular o documento que deve ir a plebiscito.

Para os parlamentares petistas, Henrique Alves forçou a barra na indicação de Vacarezza ao cargo já que, em reunião da bancada, o deputado Henrique Fontana foi indicado por unanimidade. ?[Fontana] foi relator há dois anos e meio da comissão anteriormente incumbida para propor a Reforma Política?, justifica a nota. ?[Mas], para a surpresa da bancada, a Presidência da Câmara designou o Deputado Cândido Vaccarezza como coordenador da nova comissão. Mais do que uma escolha pessoal, este gesto é um claro movimento para impor à bancada do PT preferências políticas que não são as suas?, reclamam.

Os que assinam o texto alegam ainda que a escolha de Vacarezza é um ? antagonismo às posições que o PT defende na reforma política? e classifica o episódio como um ? grave precedente? que viola a cultura política do partido e pode dar fim a ?resposta avançada? da presidenta Dilma Rousseff aos anseios populares: o plebiscito da Reforma Política.

Veja a lista de deputados que assinaram a nota:

  1. Afonso Florence
  2. Alessandro Molon
  3. Amauri Teixeira
  4. Anselmo de Jesus
  5. Arthur Bruno
  6. Bohn Gass
  7. Cláudio Puty
  8. Décio Lima
  9. Domingos Dutra
  10. Dr. Rosinha
  11. Erika Kokay
  12. Eudes Xavier
  13. Fernando Ferro
  14. Francisco Praciano
  15. Iriny Lopes
  16. Janete Pietá
  17. Jesus Rodrigues
  18. João Paulo Lima
  19. Jorge Bittar
  20. Leonardo Monteiro
  21. Luiz Couto
  22. Marcon
  23. Margarida Salomão
  24. Marina Santana
  25. Nazareno Fonteles
  26. Newton Lima
  27. Padre João
  28. Padre Ton
  29. < span style="font-size: medium;">Paulo Pimenta
  30. Paulo Teixeira
  31. Pedro Uczai
  32. Reginaldo Lopes
  33. Ricardo Berzoini
  34. Ronaldo Zulke
  35. Taumaturgo Ferreira
  36. Waldenor Pereira

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.