Serasa Experian

Proporção de cheques devolvidos recua para 2,26% em abril

Região norte é líder no ranking de cheques devolvidos

acessibilidade:

O porcentual de cheques devolvidos pela segunda vez por falta de fundos em abril ficou em 2,26%, o maior nível para o mês desde o início da série histórica da Serasa Experian, em 1991. O recorde negativo se deu apesar do recuo registrado no mês passado, já que o índice estava em 2,32% em março. Em abril de 2014, o porcentual de devoluções foi de 2,13%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recorde de inadimplência com cheques para um mês de abril se deve à queda da renda real dos consumidores, devido à inflação persistentemente alta e ao avanço do desemprego. "Desemprego e inflação em alta afetam a capacidade de pagamento dos consumidores produzindo elevação de inadimplência em diversas modalidades, inclusive nos cheques", dizem.

Regiões

Na análise dos dados dos quatro primeiros meses de 2015, por regiões, o Amapá segue liderando o ranking estadual dos cheques sem fundos, com 23,22% de cheques devolvidos. Mais uma vez São Paulo aparece na ponta de baixo da tabela, com apenas 0,93% de devoluções do total de cheques movimentados.

No âmbito das regiões, a Norte liderou o ranking, com 6,98% de cheques devolvidos, seguida pelo Nordeste (6,30%), Centro-Oeste (5,10%) e Sul (4,54%). Já a Sudeste foi a que apresentou o menor porcentual, com 1,33% de cheques devolvidos sobre o total de movimentados.(AE)

Reportar Erro