Fundo de Participação dos Estados

FPE é rejeitado na Câmara

Projeto que alterava o repasse do FPE é rejeitado pelos deputados

acessibilidade:

A Câmara dos Deputados rejeitou o projeto do senador Walter Pinheiro (PT) que pretendia revisar as regras de repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Foram apenas 218 votos favoráveis dos 257 necessários para aprovação. Dois deputados se abstiveram e 101 se declararam contrários à matéria. O texto foi arquivado e, por isso, a partir de julho, não haverá mais regra de repasse da União aos estados.

O texto prorrogava até 2015 a validade da atual regra de distribuição e previa uma nova fórmula de partilha para os anos de 2016 e 2017. Cada estado receberia, no mínimo, o mesmo valor obtido em 2015, corrigido pela inflação (IPCA) e metade da variação do PIB nacional.

Caso um novo projeto de lei não seja apresentado e aprovado por 257 deputados ou 41 senadores até o dia 23 de junho, prazo máximo concedido pelo Supremo Tribunal Federal para a mudança, a União não terá como realizar os repasses.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.