Procon-DF dedica esta semana a receber queixas contra Unimed e Golden Cross
Unidade móvel fica cinco dias estacionada no Setor Hospitalar Sul
Consumidores que desejam fazer reclamações ou denúncias referentes a problemas em atendimentos nos hospitais particulares do DF, após a incorporação dos planos Golden Cross pela Unimed-Rio, poderão procurar a unidade móvel do Procon que ficará estacionada, de hoje ao dia 25 de outubro, no Setor Hospitalar Sul, próximo à Legião da Boa Vontade.
“Compreendemos que toda transição causa transtornos, mas, diante da grande procura de usuários destes planos, a Escola do Consumidor vai até o cidadão para orientá-lo com os repasses de informação e apurar denúncias de recusa de atendimento”, explicou o diretor do Procon, Todi Moreno.
Na última sexta-feira (18), a autarquia recebeu o gerente da consultoria jurídica da Unimed-Rio, Paulo Cantalice, que prestou informações sobre o processo de transição dos planos.
A Unimed-Rio adquiriu a carteira de clientes pessoa física, particulares e familiares da Golden Cross e, desde o dia 1º de outubro, clientes da Golden Cross passaram a ser atendidos automaticamente pela Unimed-Rio.
Para a efetivação da operação, algumas regras foram definidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e por meio de termo de cooperação entre as operadoras.
Na transação, foi acordada a manutenção das mesmas condições contratuais de todos os clientes, com a migração dos usuários para categorias de planos equivalentes ao anterior.
Como condição para aprovação da transação, a Unimed-Rio tem a obrigação de manter os contratos vigentes e a mesma rede hospitalar fornecida pela Golden Cross.
Já o atendimento ambulatorial, que inclui exames laboratoriais e consultas, será garantido pela Unimed-Rio apenas até 30 de novembro.
Passado este prazo, o usuário deve buscar atendimento ambulatorial nos prestadores credenciados pela Unimed-Rio.
Os consumidores que se sentirem lesados devem procurar a unidade móvel disponível nas imediações do Setor Hospitalar Sul ou um dos nove postos do Procon-DF. Veja a lista.( http://www.procon.df.gov.br/postos-de-atendimento.html.)
Para o atendimento, o consumidor deve levar cópias de carteira de identidade, CPF e comprovante da relação de consumo, como nota fiscal, boletos pagos, protocolo de reclamação e cópia do contrato de prestação de serviço, dentre outros. Para reclamar por outra pessoa, é necessário procuração.
SERVIÇO:
Procon Móvel atende no Setor Hospitalar Sul
Data 21/10 a 25/10
Horário: 9h às 17h