Corrupção em Portugal

Preso, ex-primeiro ministro socialista nega ser dele apê de luxo em Paris

Ex-primeiro-ministro socialista de Portugal está preso suspeito de corrupção

acessibilidade:

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, preso preventivamente e indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e lavagem de dinheiro (que em Portugal chamam de “branqueamento de capitais”), garante que o luxuoso apartamento onde morava em Paris ao ser preso, na Avenue du Président Wilson, foi-lhe emprestado pelo empresário Carlos Santos Silva, suspeito de ser seu “operador”, também em prisão preventiva no mesmo processo. A informação é do jornal Público, de Lisboa.

Há informações de que o ex-primeiro-ministro havia comprado o imóvel por 3 milhões de euros, apesar de formalmente o proprietário ser o amigo. As declarações de Sócrates foram feitas por carta à rede de televisão portuguesa RTP, na sequência de uma reportagem televisiva sobre o caso. A carta foi escrita durante o fim-de-semana em que foi realizado o congresso do Partido Socialista ao qual Sócrates é filiado e a principal estrela. A carta, no entanto, somente foi divulgada pelo seu advogado, João Araújo, nesta segunda-feira.

É a terceira vez que o ex-governante se dirige à imprensa desde que está na cadeia de Évora. Ao longo de duas páginas, refuta vários fatos. Logo a começar pela propriedade do apartamento que a RTP diz estar à venda por 4 milhões e cujo interior a emissora pública filmou.

?Num primeiro ano vivi num apartamento arrendado (alugado, em “brasileiro”). Depois, de setembro de 2012 a Junho de 2013, vivi num apartamento que me foi emprestado pelo meu amigo engenheiro Santos Silva que o comprou para o restaurar, arrendar ou vender, que é a situação atual dele. Saí quando começaram as obras. No princípio deste ano, depois de uns meses a viver com a família em hotéis, arrendei outro apartamento que mantenho atualmente como minha residência em Paris?, diz Sócrates.

O ex-primeiro-ministro rejeita ainda que a sua mãe tenha vendido dois apartamentos no Cacém por um valor superior ao preço do mercado, como a RTP apontava. ?A minha mãe vendeu, na altura com a ajuda do meu irmão, dois apartamentos por um preço total de 100 mil euros. Um preço justo que resultou de uma avaliação?, esclarece.

O antigo secretário-geral do PS aproveita ainda para garantir que não ficará em silêncio. ?É certo que é difícil eu falar. Estou preso. Mas não lhes faço o favor de ficar calado?, salienta. Também esta segunda-feira, João Araújo, rejeitou a informação de que foi Sócrates quem avisou a SIC de que iria ser detido à chegada ao aeroporto de Lisboa. Essa informação ?é uma manobra? para prejudicar a defesa, disse o jurista.

Reportar Erro