Ameaça em plenário

Presidente da ALE diz não se sentir ameaçado por deputado em AL

Em nota, Luiz Dantas reitera ter coragem cívica e pessoal

acessibilidade:

Em meio a diversas especulações sobre o motivo de não ter denunciado às autoridades a ameaça de morte que disse ter sofrido do colega deputado Marcelo Victor (PSDC), em plenário, o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Luiz Dantas (PMDB), quebrou o silêncio de dois dias, e falou nesta sexta-feira (3) sobre o momento de tensão vivido na quarta-feira (1º), durante sessão para eleição da Mesa Diretora do Legislativo.

A assessoria de imprensa da ALE emitiu nota na qual Luiz Dantas não confirma, nem nega, ter sido ameaçado de morte por tentar adiar a eleição da chapa única dos demais cargos da Mesa Diretora. O Diário do Poder noticiou em primeira mão, na tarde dessa quinta-feira (2) o fato de o presidente da ALE ter revelado que Marcelo Victor o ameaçou, ao pé do ouvido, enquanto ele presidia a sessão.

No texto, Luiz Dantas fala em controvérsias, diz não se sentir ameaçado reitera ter coragem cívica e pessoal. Mas não explica o motivo de não ter prestado queixa contra Marcelo Victor, nem diz se tomou alguma medida oficial para reforço de sua segurança.

Leia a nota:

“Em respeito à opinião pública e diante da controvérsia gerada em torno de declarações efetuadas no curso da recente Sessão Preparatória do Poder Legislativo Estadual, o presidente Luiz Dantas expressa, com tranquilidade, o fato de não se sentir ameaçado e reitera sua trajetória, caracterizada pela coragem cívica e pessoal”

Diário do Poder, voltou a tentar contato com o deputado Marcelo Victor, sem sucesso.

A AMEAÇA

O Diário do Poder recebeu e publicou em primeira mão e com exclusividade as informações de aliados de Luiz Dantas, dando conta de que, após discursar e dizer que daria sua vida para que não fosse adiada a eleição de sua chapa única, Marcelo Victor teria feito a ameaça ao pé do ouvido do presidente, que conduzia os trabalhos, e já havia acatado questão de ordem de suspender a eleição. A ameaça o fez recuar da decisão, segundo sinalizou o próprio Luiz Dantas.

TV Assembleia mostrou Marcelo Victor transtornado

“Se você cancelar a eleição, é melhor me matar. Pois se não fizer. Eu mato você”, teria dito Marcelo Victor, para Luiz Dantas, durante o debate, enquanto discursava o deputado Antônio Albuquerque (PTB).

Prontamente, a assessoria militar da Assembleia e o filho do presidente Luiz Dantas, Paulo Dantas, se posicionaram por trás do presidente, a fim de protegê-lo de algum ato tresloucado de Marcelo Victor.

O deputado esperou a decisão ali mesmo, por trás do presidente, com a mão no rosto e cabeça baixa, até ser retirado gentilmente pelos oficiais da PM, após Luiz Dantas ceder aos pleitos dos deputados e cumprir o Regimento Interno, autorizando a votação.

EVIDÊNCIAS

Durante o anúncio de sua decisão, após reclamar da disputa travada com Bruno Toledo (PROS) pela Presidência da Assembleia, o deputado Luiz Dantas citou que não gostaria de estar naquele local e de ter escutado o que Marcelo Victor lhe disse ao ouvido.

“Não deveria ter se criado esse mal estar. Não quero dar o mote ao deputado Marcelo, que chegou bastante nervoso aqui, dizendo coisas que… Ainda está tenso… Dizendo coisas que ninguém gostaria de ouvir. Por essa razão, vou contrariar e vou seguir o regimento da Casa, e vou fazer o segundo turno da eleição, hoje”, disse Dantas, ao por em dúvida sua capacidade de conviver com a nova Mesa eleita no próximo Biênio 2017/2018.

Ouça a fala de Luiz Dantas:

Encerrada a eleição, Luiz Dantas alertou a deputados e assessores que foi ameaçado de morte e que se algo lhe acontecesse, Marcelo Victor deveria ser responsabilizado. Entretanto, segundo apurou o Diário do Poder, nenhum boletim de ocorrência ou pedido especial de reforça em sua segurança foi formalizado junto às autoridades do Estado.

Em sua fala, durante o debate sobre o adiamento da eleição, Marcelo Victor já usava o tom ameaçador, ao discursar em pé e suando bastante.

Depois de dizer que daria a própria vida para evitar o adiamento e sugerir que teria que se mudar do Estado com a família, Marcelo Victor afirmou que sabia que Luiz Dantas era um homem de paz e que não queria ser forçado a criar problemas para a “sobrevivência da convivência política” entre os dois, caso não evitasse um “assassinato político” de seu grupo.

Luiz Dantas foi reeleito com 15 dos 26 votos de deputados presentes, enquanto a chapa de Marcelo Victor obteve 22 votos.

Ouça o discurso ameaçador de Marcelo Victor:

Reportar Erro