Empreendedorismo

Prêmio Nacional de Inovação reconhece competitividade

acessibilidade:

Sebrae 06O Prêmio Nacional de Inovação vai reconhecer os empreendimentos que contribuíram para o aumento da competitividade do país por meio da implementação de sistemas e técnicas voltados para o aprimoramento da gestão da inovação. As 31 empresas selecionadas para a final, de um total de 981 projetos inscritos na edição 2012, passaram por entrevistas, visitas técnicas e avaliações minuciosas. Os 12 vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, que será realizada em Brasília, no dia 23 de abril.

A edição de 2012 contou com uma novidade: a categoria para as micro e pequenas empresas atendidas pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae, que incentiva os empresários a implantarem práticas inovadoras na gestão dos negócios. Os micro e pequenos empreendimentos atendidos são dos setores da Indústria, Comércio e Serviços.

O Prêmio Nacional de Inovação é promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae e Movimento Brasil Competitivo (MBC), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os projetos inscritos foram avaliados por sua originalidade e funcionalidade, além de características como competências internas e externas incorporadas aos processos, impactos da inovação no grau de competitividade da empresa, custos e prazos de desenvolvimento de projetos e o uso de técnicas empregadas.

?O objetivo da premiação não é apenas revelar novas práticas inovadoras, mas contribuir também para a disseminação de uma cultura mais competitiva em todo o país?, explica o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Para o diretor de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Mól, ?o Prêmio Nacional de Inovação, além de contribuir para a criação de um banco de dados com experiências inovadoras de empresas brasileiras, deve também servir de exemplo e estimular outras empresas a investirem. A inovação é o caminho para a competitividade.”

O diretor presidente do MBC, Erik Camarano, destaca que o reconhecimento consolida um movimento em busca da inovação, um dos pilares de atuação da entidade, garantindo sustentabilidade aos negócios e reforçando o desenvolvimento do país perante o mercado global. ?A cada edição nos surpreendemos com uma maior mobilização, além do nível dos projetos inscritos. Essas empresas contribuem diretamente para o aumento da competitividade por meio da valorização de ideias e soluções criativas no setor industrial brasileiro?.

Clique aqui para conhecer a lista dos selecionados

Reportar Erro