COPA DO MUNDO

PM recebe blindados para reforçar segurança na Copa e grandes eventos

acessibilidade:

O Batalhão de Choque da PMDF recebeu hoje dois blindados que, entre outras inovações, podem levar duas dezenas de policiais e percorrer com pneus vazios uma distância semelhante à que separa o Plano Piloto de Águas Lindas (GO), e que serão estreados domingo.

“Com os blindados vamos controlar os distúrbios civis com mais tranquilidade, evitando contato físico dos policiais com as pessoas que exagerarem nos protestos”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, que confirmou o teste dos carros no jogo entre Santos e Flamengo, domingo, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Para a aquisição dos veículos, o GDF investiu R$3,2 milhões, com o objetivo de a Secretaria de Segurança possuir uma ferramenta para auxiliar no controle de manifestações e em grandes eventos, como a Copa das Confederações e a do Mundo.

Os carros são equipados com três câmeras (uma de 360 graus e infravermelho e duas para o controle do motorista), canhão de água com alcance de 50 metros, limpa-trilhos, ar-condicionado, pintura antichamas, pneus reforçados e espaço para acomodar até 21 pessoas.

Para o sargento Mainar Rocha, dirigir o blindado é uma sensação indescritível, e ele disse que “como no batalhão de choque gostamos de adotar simbolismos, os batizamos de Centurion II, que significa a força de 100 homens”.

Segundo o engenheiro responsável pelo projeto, Riccardo Furlan, os equipamentos fabricados em São Paulo foram desenvolvidos de acordo com as especificações da Polícia Militar do Distrito Federal, como ter a capacidade de carga de até 33 toneladas, motores com 440 cavalos de força e rodar 50km com os pneus vazios.

 

Fonte: Agência Brasília

Reportar Erro