Escândalo Fifa

PF vai investigar evasão de divisas de brasileiros enrolados na Fifa

J. Hawilla é réu confesso nos EUA e será investigado no Brasil

acessibilidade:

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) afirmou nesta quinta-feira que há indícios de que crimes investigados pelo FBI nos Estados Unidos tenham sido cometidos também em território brasileiro, por isso a Policia Federal abriu inquérito contra os brasileiros envolvidos no escândalo da Fifa. A PF inclusive deve investigar corrupção em competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Fifa no Brasil.

Foram citados no escândalo, além do ex-presidente da CBF José Maria Marin, outros brasileiros como o empresário José Hawilla, dono da Traffic, a maior empresa de marketing esportivo do mundo. Como sua empresa é sediada nos EUA, Hawilla ficou sujeito aos rigores da legislação local, que oune severamente empresas americanas envolvidas em casos de corrupção no exterior. Hawilla é réu confesso, chegou a ser preso e agora cumpre prisão domiciliar, inclusive com uso de tornozeleira eletrônica.

“Só podemos investigar delitos tipificados pela legislação brasileira. Se no caso houver, e é bem provável que tenha delitos configurados perante a legislação brasileira, a Polícia Federal abrirá os devidos inquéritos e fará investigação rigorosa em relação a isso”, disse ele.

Os brasileiros envolvidos no caso Fifa serão investigados no Brasil por evasão de divisas. A PF já teria encontrado indícios de que dirigentes esportivos e empresários envolvidos com o futebol enviaram ilegalmente para o exterior dinheiro obtido no esquema.

Cardozo disse ainda que, se for necessário, a Polícia Federal deverá pedir o compartilhamento de dados com o FBI e o Ministério Público americano. A ideia inicial agora é analisar os crimes investigados pelo FBI à luz da legislação brasileira e, em seguida, começar as investigações formais. Para ele, não importa que eventuais investigações atinjam a organização ou obras relacionadas à da Copa do Mundo de 2014, parte delas financiadas pelo governo federal.

Reportar Erro