Lava Jato

PF indicia ex-presidente da OAS e mais quatro por corrupção e lavagem

Os indiciados são do inquérito envolvendo o consórcio Sehab

acessibilidade:

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente da construtora OAS José Aldemário Filho, o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e mais dois investigados em um inquérito da Lava Jato envolvendo o consórcio Sehab por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

De acordo com as investigações da PF, o consórcio foi contratado para executar obras do programa de urbanização de favelas da Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo, em 2010, na gestão do ex-prefeito da cidade e atual ministro de Ciência e Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab.

O inquérito investigou a relação entre o consórcio Sehab e a MO Consultoria, utilizada por Alberto Youssef para lavagem de dinheiro. Segundo a delegada Renata Rodrigues, que assinou o documento, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa recebeu propina paga pela OAS por meio do consórcio Sehab.

"Entendo presentes indícios de que JOSÉ ALDEMÁRIO PINHEIRO FILHO incidiu na prática de crime de corrupção ativa, no âmbito de contratos da RNEST [Consórcio CONEST), por efetuar pagamento de vantagem indevida a PAULO ROBERTO COSTA, por sua atuação como Diretor de Abastecimento da PETROBRAS. Este, por sua vez, incidiu no crime de corrupção passiva, por ter recebido vantagem indevida paga pela OAS (por meio do CONSÓRCIO SEHAB) por conta de sua atuação no aludido contrato", declarou a delegada Renata.

Indiciados:

José Aldemário Pinheiro Filho (ex-presidente da OAS) – corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Paulo Roberto Costa (ex-diretor da Petrobras) – corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Alberto Youssef (doleiro) -corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Fábio Antônio Seabra Godoy (ligado ao consórcio Sehab) – lavagem de dinheiro.

Waldomiro de Oliveira (operador) – lavagem de dinheiro.

 

Reportar Erro