Petrolão

PF divulga balanço da sétima fase da Operação Lava Jato

Segundo o delegado, até agora foram cumpridos dezoito mandados de prisão temporária

acessibilidade:

O delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (14) sobre a sétima fase da Operação Lava Jato que está cumprindo mandados de prisão e apreensão em cinco estados, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e no Distrito Federal.

A Justiça Federal do Paraná foi quem expediu os mandados de prisão. Segundo o delegado, até agora foram cumpridos dezoito mandados de prisão temporária, seis de condução coercitivas e 49 mandatos de busca e apreensão em residências e escritórios de advocacia.Objetivo dessa fase é buscar mais informações  nas empresas envolvidas. A investigação completa oito meses na próxima segunda-feira (17).

Todos os investigados que não foram localizados, estão com seus nomes inscritos no sistema de procurados e impedidos da Polícia Federal. Eles estão proibidos de deixar o Brasil, entre os procurados está o lobista Fernando Baiano, citado nas investigações como agente do PMDB no esquema criminoso.

Nesta fase devem ser presas 27 pessoas, as prisões são direcionadas aos executivos das empreiteiras, mas também existem mandatos para funcionários das empresas Camargo Corrêa, Odebrecht, OAS, UPC, Engevix, Iesa, Queiroz Galvão, Galvão Engenharia e Mendes Júnior. O valor total dos contratos de todas as empresas com a Petrobras é de R$ 59 bilhões.

Já foram bloqueados aproximadamente R$ 720 milhões de bens que pertencem a 36 investigados. Os principais contratos sob suspeita são referentes a  compra da refinaria da Pasadena, EUA, e a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. Segundo a PF existem também contratos da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

A ação mobiliza 300 policiais federais mais 50 servidores da Receita Federal.

No começo desta tarde um avião da Polícia Federal vai sair do Distrito Federal, passar por São Paulo e pelo Rio de Janeiro para levar todos os presos para a sede da Polícia Federal no Paraná.

Reportar Erro