Lava Jato

PF cumpre mandados de busca e apreensão contra ex-secretário do Rio

Ação é desdobramento de operação que investiga corrupção no setor de transportes do estado

acessibilidade:

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-secretário de Assistência Social do Rio de Janeiro Rodrigo Bethlem (PMDB), nesta terça (15). A ação é um desdobramento da Operação Ponto Final, etapa da Lava Jato que investiga um esquema de corrupção no setor de transporte do estado. Bethlem foi encontrado em casa e intimado a prestar esclarecimentos na sede da PF. No entanto, o ex-secretário não é obrigado a comparecer.

O Ministério Público Federal (MPF) encontrou mensagens nos celulares dos presos na Operação Ponto Final que revelam que o ex-secretário seria intermediário de um esquema criminoso ligado à Prefeitura do Rio de Janeiro. Nas mensagens, Bethlem diz que o esquema continuaria na gestão do atual prefeito do Rio, Marcelo Crivella. Em conversa com o presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira, Bethlem pede para ‘tranquilizar a turma.’

Em junho, a Justiça do Rio decretou o bloqueio de bens do ex-secretário. Segundo denúncias do MPRJ, Bethlem desviou R$ 60 milhões em recursos públicos por meio de uma ONG na gestão de Eduardo Paes (PMDB). Outra investigação ligada ao ex-secretário é a de favorecimento de convênios firmados com a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro. As ações pedem que R$ 86 milhões sejam devolvidos por improbidade administrativa.

Reportar Erro