Acusações contra Dilma

Pepe afirma que Gabrielli deve "provar o que está dizendo"

Ministro fez declarações fortes durante o encontro com jornalistas

acessibilidade:

O ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas, participou na manhã desta terça (20) de um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto e assegurou que o governo federal não condiciona as nomeações do segundo e terceiro escalão na lógica do ?toma lá da cá?, disse que a composição para esses cargos será de pessoas indicadas pelos partidos da base e por servidores de perfil técnico. “É preciso deixar claro que o governo não quer usar essas funções [no segundo e terceiro escalão] para desequilibrar o jogo a favor de quem quer que seja?.

Essas afirmações foram a respostas para as declarações feitas pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ao jornal Folha de São Paulo, onde Cunha afirmou que alguns deputados estão sendo recebendo propostas do Palácio do Planalto para apoiarem Arlindo Chinaglia (PT-SP) para a presidência da Câmara dos Deputados. De acordo com o jornal, Cunha diz que o governo tem feito “todo tipo de proposta e de cobranças, incluindo ofertas de cargos”.

O ministro negou que Cunha seja visto como um rival da presidenta no Congresso. Ele fez questão de lembrar que Cunha integra a base aliada, ?Não imaginamos que um parlamentar que integra nossa coalização vá fazer oposição. Não trabalho com esse cenário, de que ele [Cunha] fará oposição”.

Vargas tirou da presidenta Dilma qualquer responsabilidade sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, na época Dilma era a presidente do conselho de administração da estatal. E respondeu a afirmação do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que disse ao Tribunal de Contas da União (TCU) que Dilma tem que ser responsabilizada pelas perdas de Pasadena.

O ministro foi incisivo, ?quem cometeu crime contra empresa pública precisa ser punido. Sob o ponto de vista penal, tem que ter seus bens bloqueados. Mas não tem nenhuma responsabilização da presidenta Dilma em relação a isso. Quem quer que venha a dizer isso [que Dilma tem responsabilidade na compra da refinaria], tem que, em primeiro lugar, provar o que está dizendo”, afirmou.

Em relação ao apagão, que ocorreu ontem em 10 estados e no DF, programado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Pepe disse que Dilma cobrou ?explicações e medidas?. E declarou, ?É importante que não tenhamos apagão por falta de geração ou distribuição, como no passado?.

Reportar Erro