226 anos de Nyse

Pela primeira vez a bolsa de Nova Iorque vai ter uma mulher na presidência

Stacey Cunningham ocupará o cargo de 67ª presidente na história da instituição

acessibilidade:

A Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), maior bolsa de mercados do mundo, vai abrir um capítulo inédito nos seus 226 anos de história: a cadeira da presidência vai ser ocupada por uma mulher. Stacey Cunningham era diretora de Operações e vai substituir Tom Farley no comando da Nyse. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela Nyse.

Cunningham, 43 anos, trabalhou pela primeira vez na Nyse em 1994, como operadora estagiária no pregão da Bolsa. Na época, era uma das cerca de 40 mulheres que trabalhavam ao lado de 1.300 homens. ‘Eu amei o lugar desde que entrei a primeira vez e agora estou empolgada em comandar a Bolsa’

Ao The Wall Street Journal, a nova presidente da Nyse lembra que havia diferenças que não passavam despercebidas quando iniciou os trabalhos no local: a casa de banho das mulheres, por exemplo, era no sétimo piso, dentro de uma velha cabine telefónica. Os mais de mil homens a trabalhar na New York Stock Exchange (NYSE), pelo contrário, tinham um espaço amplo, com sofás e uma assistente própria.

Entre 1996 e 2005, Stacey Cunningham trabalhou como especialista no Bank of America tendo dois anos depois ingressado na bolsa tecnológica de Nasdaq como diretora de Mercados de Capitais. Em 2012 a engenheira voltou à bolsa de Nova Iorque para assumir o cargo de diretora de operações, que será ocupado por John Tuttle.

Em um discurso feito esse ano, Cunningham citou Muriel Siebert, a primeira mulher a trabalhar no pregão da Nyse, em 1967, como uma inspiração. Foi para ela que a cabine telefônica foi transformada em um banheiro feminino.

Cunningham será a 67ª presidente na história da instituição. A sua nomeação chega um ano e meio depois de Aden Friedman se ter tornado na primeira CEO da bolsa de Nasdaq, o que significa que duas das bolsas mais importantes do mundo vão ser geridas por mulheres.

Reportar Erro