PALANQUE PARA CIRO

PDT quer Ronaldo Lessa disputando o governo contra Renan Filho

Deputado nega disputar Governo só para erguer palanque de Ciro

acessibilidade:

Enquanto aliados do governador de Alagoas Renan Filho (PMDB) espalham boatos de que o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL) estaria exigindo a secretaria de Saúde do Estado para poder se aliar ao grupo do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o ex-governador pedetista está sendo incentivado pelo PDT Nacional a tentar conquistar um terceiro mandato no comando do Governo de Alagoas, em 2018.

A proposta de disputar o cargo de governador visa fortalecer o palanque presidencial de Ciro Gomes (PDT) em Alagoas e não interessa a Ronaldo Lessa, que hoje mantém aliança com o rival da família Calheiros, o prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB), e tem como opções as candidaturas à reeleição à Câmara dos Deputados, ou a disputa por uma das duas vagas de senador por Alagoas, contra as reeleições de Renan e do senador Benedito de Lira (PP-AL).

Renan Filho tem buscado aliança com Lessa (Foto: Facebook)Assim como a Executiva Estadual, Ronaldo Lessa quer a liberação do PDT Nacional para negociar alianças com os demais partidos locais, fora da perspectiva de se lançar ao governo novamente, como fez, sem sucesso, em 2010. E disse ao Diário do Poder que não passam de boatos as informações de bastidores sobre supostas negociações políticas suas com Renan Filho, ao negar que o esforço pela autorização do PDT Nacional por alianças não tem relação com tais especulações.

“A questão de tentar discutir as opções que a gente possa construir é fundamental, porque, na cabeça do PDT Nacional, eu não devo me aliar a ninguém. Ele quer que eu seja candidato a governador. Essa é a proposta para fazer um palanque para o Ciro Gomes. E isso é uma questão muito complicada, porque, qual configuração eu vou ter? Quais as condições para uma campanha majoritária? Eu não devo, já que não estou disposto a ser candidato a governador, alimentar isso. Eu quero então discutir, para amadurecer essa posição, quais as alternativas que a gente realmente tem. E não ficar fixo a uma posição que o grupo está tendo de que eu tenha que ser candidato a governador. Esse é que é o grande problema”, disse Lessa, ao Diário do Poder.

O alagoano é vice-presidente do PDT no Nordeste, e aguarda a definição do comando nacional da sigla, que iniciou essa discussão na semana passada e deve conclui-la nesta semana.

Lessa ainda deixou claro que o início de qualquer conversa sobre aliança entre ele e o PMDB dependerá não apenas de sua vontade pessoal, mas do desejo do PDT de Alagoas. Ele foi o principal articulador político da eleição de Renan Filho em 2014, mas rompeu com o governador, ao se aliar ao prefeito tucano Rui Palmeira, em 2016, quando também foi vitorioso ao comandar a articulação política do prefeito reeleito contra o ex-prefeito recordista de votos em Maceió, Cícero Almeida (Sem Partido-AL), que foi apoiado pelo clã Calheiros.

O ex-governador lidera intenções de voto pelo Senado, junto com a ex-senadora Heloísa Helena (Rede). Mas ambps têm sido retirado das pesquisas, para falsear o desempenho de Renan e outros pré-candidatos. 

Reportar Erro