Fórum de Juízes

Para presidente do TRF-3, Justiça Federal é eficiente ao julgar envolvidos em corrupção

Desembargadora ressaltou que muito se deve ao trabalho do MP e da polícia

acessibilidade:

A presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª.Região, desembargadora Cecília Marcondes, ao prestigiar hoje (03) a abertura do V Fórum Nacional dos Juízes Federais Criminais, afirmou que a Justiça Federal do país, ao conduzir e julgar os envolvidos nas operações contra a corrupção e lavagem de dinheiro – tema principal do evento – “está fazendo o trabalho dela de uma forma bastante eficiente”.

Em rápida entrevista antes da solenidade, no hotel Renaisence, em São Paulo, onde cumprimentou a Ajufe pela iniciativa, ela considerou “normais” as críticas feitas por investigados à Justiça Federal, atribuindo sua repercussão à influência das pessoas alcançadas pelas operações, na maioria empresários, políticos e lobistas. Além disso, observou, “nenhum réu gosta de ser condenado ou preso”.

A seguir, a entrevista da presidente do TRF-3, desembargadora Cecília Marcondes:

P – Qual a avaliação que a senhora faz desse momento que o país está vivendo de combate à corrupção e de atuação forte da Justiça Federal?

R – Eu considero que a Justiça Federal está fazendo o trabalho dela e de uma forma bastante eficiente. Poucas vezes se viu a Justiça – principalmente a Justiça Federal, hoje – com uma força e um empenho como o que estamos vivendo atualmente. É verdade que isso também se deve a uma investigação forte e um trabalho muito bom do Ministério Público. Se não tivéssemos um trabalho adequado do MP e uma investigação policial adequada, nós não teríamos possibilidade de julgar, porque somos essencialmente imparciais, temos que julgar de acordo com os fatos que nos são apresentados. Mas acho que a Justiça de modo geral, e principalmente a Justiça Federal, está atuando e fazendo o trabalho dela.

P – Como a senhora analisa as críticas das pessoas atingidas e seus defensores à Justiça Federal?

R – Nenhum réu gosta de ser condenado, nenhum réu gosta de ser preso. Essa é a realidade, hoje e sempre. Mas como hoje existem muitos (os presos e condenados nas operações) e são pessoas com uma influência grande na mídia, nós estamos vendo muitas críticas. Mas isso aconteceu sempre, isso é normal.

P – Quanto à operação Lava Jato, a senhora acredita que ela continuará queiram ou não queiram?

R – Eu tenho certeza que sim; ela e outras operações se forem necessárias.

Reportar Erro