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Para 51% dos consumidores o Cadastro Positivo é uma ótima iniciativa

A Boa Vista SCPC ouviu mais de mil pessoas, durante março e abril

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De acordo com a pesquisa sobre o Cadastro Positivo, 51% dos entrevistados afirmam considerar o banco de dados com informações de pagamentos uma ótima iniciativa. E 46% se consideram bons pagadores e esperam que o banco de dados com informações positivas comprove este comportamento ao mercado. Realizada com mais de mil pessoas, em todo o Brasil, entre março e abril, a pesquisa buscou identificar o entendimento sobre o Cadastro Positivo e quais benefícios esperam deste serviço.

Outros 34%, quando indagados “Como você imagina poder usufruir do Cadastro Positivo no seu dia a dia?” responderam que esperam auxílio no planejamento financeiro. 26% acreditam que vai ajudar a organizar a vida financeira, já que todas as contas estão reunidas em um único lugar. 25% o identificam como um meio para apontar que um deslize financeiro pode ser visto como algo pontual e não recorrente em seu comportamento, e para 21% exigir que para ele sejam aplicadas melhores taxas que a um mau pagador. 

A Boa Vista também perguntou: qual benefício do Cadastro Positivo você considera mais relevante? Entre os entrevistados, 33% querem ser reconhecidos pelas contas pagas e não somente por possíveis dívidas. 27%, por demonstrar que a dívida vencida foi um imprevisto diante dos demais pagamentos realizados. Para 25% o Cadastro Positivo pode manter mais crédito no mercado e para outros 15%, ser uma possibilidade de juros menores e prazos mais adequados ao seu perfil. 

Os entrevistados também falaram sobre sua a atual situação financeira. Do total da amostra, 70% afirmaram já ter tido o crédito recusado em algum momento da vida e, em 62% dos casos, a principal barreira foi estar com restrição no nome ou já ter tido uma negativação e, mesmo estando com as dívidas em dia atualmente, o apontamento do passado ainda os impede de ter acesso ao crédito. Para os demais respondentes que já alegaram ter tido o crédito recusado, a principal barreira foi: não ter como comprovar renda (19%); não ter a carteira assinada (9%); estar com o score baixo (4%); não ter conta em banco (3%) e não ter o endereço e/ou telefone fixo comprovado (3%).

Metodologia

Aproximadamente 1200 consumidores participaram da sondagem Boa Vista SCPC sobre o tema Cadastro Positivo, realizada entre os dias 28 de março e 04 de abril de 2018, por meio de pesquisa eletrônica, com o objetivo de medir o entendimento do consumidor sobre o conceito do Cadastro Positivo e como esperam se beneficiar deste serviço. Para leitura dos resultados, deve-se considerar 3% de margem de erro e 95% de grau de confiança.

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