Crise continua

Papa entrega caneta para ministro da Ucrânia ‘assinar a paz’

Francisco dialogou em particular com Arseni Yatseniuk durante 18 minutos

acessibilidade:

O papa Francisco recebeu neste sábado (26) o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, com quem dialogou em particular durante 18 minutos e entregou uma caneta para que “possa assinar a paz”. Após a audiência com o papa, Yatseniuk voltará para seu país e não participará, como estava previsto, da cerimônia de canonização dos papas João XXII e João Paulo II no domingo devido à situação em seu país.

Yatseniuk chegou ao Vaticano com uma delegação da qual fazia parte o ministro das Relações Exteriores, Andrii Deshchytsia, e o chefe do Gabinete de Ministros, Ostap Semerak, que representará neste domingo a Ucrânia na cerimônia de canonização. Na reunião com o papa, que nos últimos meses lançou vários pedidos de diálogo na crise na Ucrânia, Yatseniuk recebeu um estojo com uma caneta para que, segundo Francisco, “possa assinar a paz” ao que o primeiro-ministro respondeu: “Assim espero”.

Por sua parte, Yatseniuk presenteou o papa com uma fotografia da Praça da Independência em Kiev no último dia 31 de dezembro e disse ao papa: “Aqui os ucranianos lutaram pela liberdade e seus direitos”. Nesta manhã, Yatseniuk encontrou também o presidente do governo italiano, Matteo Renzi.

Reportar Erro