Saúde na UTI

Paciente morre em UPA onde não havia médico, e homem chora revoltado

Ele esperava duas horas na UPA onde um homem morria à míngua

acessibilidade:

Viraliza na internet, a partir de Alagoas, um vídeo comovente em que um pai chora ao lembrar do tratamento que recebeu de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Visivelmente revoltado e envergonhado, Edmilson – que não revelou o sobrenome – relata a tentativa de atendimento na UPA do Benedito Bentes, na quinta-feira (7). Acordado pelo filho durante a madrugada, queixando-se de dores no abdômen, Edmilson, que mora no mesmo bairro onde se localiza a UPA, levou o garoto para ser atendido por um médico.

Após preencher e ficha e aguardar por duas horas, o pai voltou a cobrar à atendente para solicitar o atendimento médico. Foi informado de que o profissional estaria em atendimento de urgência. “O enfermeiro disse que o médico estava na área vermelha com um paciente que estava sofrendo um ataque cardíaco”, disse.

Edmilson compreendeu a emergência e decidiu aguardar por mais tempo, apesar de estar com o filho se queixando de dores há tanto tempo. Passados 40 minutos, voltou a interpelar com a enfermeira, que desta vez informou que o médico estaria falando com os familiares do paciente, que havia morrido. Logo em seguida, Edmilson descobriu, com um parente do paciente morto, que não havia médico na UPA. Ele ficou revoltado, e a revolta, que segundo seu próprio relato, chorando, transformou-se em raiva. “Eu me estressei, joguei as cadeiras no chão. Não quebrou (sic), aquilo só tem carestia, desmontou os parafusos”, contou Edmilson.

O pai ficou ainda mais revoltado quando policiais chegaram ao posto médico, chamados pelos funcionários. “Num instante chegaram três viaturas. Não fiz baderna, estava no meu direito. Fiquei indignado não por causa da espera, mas porque mentiram para mim”, explicou Edmilson. Ele decidiu gravar o vídeo, segundo explica, “ para que não venha a acontecer com outras pessoas, que podem vir a morrer esperando atendimento”.

Reportar Erro